PUBLICIDADE

Corda de bungee jump arrebenta durante salto de turista; veja vídeo

Plataforma de salto tinha altura de um prédio de 10 andares, apesar da queda, homem sobreviveu

Por Fernanda Freire
Atualização:

TAILÂNDIA - A prática do esporte radical se tornou um pesadelo para um homem de 39 anos, quando, num salto de bungee jump, a corda elástica que segurava seus pés rompeu. O turista que é de Hong Kong e prefere ser identificado por Mike pulou de uma plataforma com altura de 30 metros, o equivalente a um prédio de 10 andares, que ficava abaixo de um lago na região de Pattaya —um dos destinos turísticos mais disputados da Tailândia, há duas horas de distância de Bangkok.

PUBLICIDADE

Segundo a agência de notícias hk01, de Hong Kong, quando a corda do bungee jump rompeu o homem estava a uma altura de cinco metros da água. Na queda, o turista teve ferimentos no corpo, tórax e pulmões. Ele desmaiou momentaneamente, até que recuperou a consciência e nadou para fora do lago com a ajuda dos funcionários da atração, que o levaram para o hospital. Com o estado de saúde estável, o homem não precisou passar por nenhuma cirurgia.

Em entrevista a hk01, Mike contou que estava apavorado por pular de um lugar tão alto, e então, fechou os olhos. “Mas quando voltei aos meus sentidos, me vi caindo na água. No começo, a dor era tão forte que me senti tonto”, recordou.

O vídeo que registra a queda viralizou nas redes sociais. O serviço de notícias de Cingapura, Mothership, publicou em seu perfil no Twitter o registro, onde é possível ver Mike em queda livre por cerca de seis segundos, gritando com a adrenalina do salto junto de outras pessoas que o assistiam, até que, ao se aproximar da superfície do lago, a corda elástica se rompe repentinamente e um silêncio toma conta de todos.

Lesões no corpo inteiro

Quando Mike caiu no lago, seus braços estavam esticados, então a área de sua axila entrou em contato com a água primeiro, causando lesões na camada de pele, que começou a sangrar. A queda também machucou o seu joelho esquerdo, deixou os olhos vermelhos e inchados, com dores atingindo também os músculos. No hospital, o homem chegou a fazer exame de radiografia, mas não foi apontado dano em seus órgãos; para os ferimentos e dores, os médicos indicaram analgésicos.

No entanto, ao retornar para Hong Kong, segundo informações do jornal da Tailândia The Thaiger, o turista descobriu estar com infecção nos pulmões por engolir a água suja do lago e precisou ser internado por três dias.

O incidente aconteceu no final do mês de fevereiro, no Changthai Thappraya Safari and Adventure Park, mas as investigações se tornaram públicas apenas nesta semana.

Publicidade

Parque não reembolsou o valor total das despesas

A agência hk01 afirmou que o parque ofereceu uma indenização apenas pelo custo da experiência de bungee jump e pelo custo do serviço ambulatorial de emergência, totalizando HK $ 2300, o equivalente a R$ 1545.

Mas ao voltar da viagem ele gastou mais de HK $ 50.000 (R$ 33.585) em despesas médicas, durante os três dias que ficou internado em Hong Kong, por isso, não aceitou a indenização.

Segundo o jornal de Cingapura The Straits Times, o operador do bungee jump no dia do incidente, Natthaphon Yokcharoen, pediu desculpas nesta quarta-feira, 22. “O Thappraya Safari está aberto há sete anos e nada disso aconteceu. Todos os nossos equipamentos são licenciados. Eu gostaria de me desculpar por esse incidente”, falou.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.