PUBLICIDADE

Por variante Delta, França recomenda a cidadãos que evitem viagens à Espanha e Portugal

Disseminação da covid-19, que tem contaminado principalmente jovens, aumentou nos países ibéricos devido à circulação da cepa indiana

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O Secretário de Estado francês para os Assuntos Europeus, Clément Beaune, recomendou nesta quinta-feira, 8, que os franceses evitem passar férias na Espanha e em Portugal devido à elevada incidência da covid-19 nos países ibéricos, que registram aumento das infecções pela variante Delta.

“Àqueles que ainda não programaram as férias, peço que evitem, evitemos Portugal e Espanha”, insistiu Beaune ao canal de televisão França 2.

Lisboa vazia, em 24 de junho, por conta do avanço da variante Delta da covid-19 no continente europeu. Foto: REUTERS/Pedro Nunes/File Photo

PUBLICIDADE

“É melhor ficar na França ou ir para outro país”, acrescentou o ministro.

Beaune destacou particularmente a região da Catalunha, onde, disse ele, “muitos franceses vão para festas ou ao passar o verão”.

Com a chegada da estação de calor e o relaxamento de medidas — como o levantamento da obrigação de usar máscaras ao ar livre em todos os momentos — a incidência de casos na Espanha aumentou nos últimos 10 dias, especialmente entre os jovens.

Turista caminha perto do Museu do Prado, em Madri.Entre janeiro e abril, a Espanha recebeu 1,8 milhão de turistas estrangeiros, segundo o Instituto Nacional de Estatística. Foto: (GABRIEL BOUYS / AFP)

Em Portugal, houve também um aumento das infecções e, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, a variante Delta representa quase 90% dos novos casos de coronavírus encontrados.

Beaune, que disse que a França está acompanhando a situação nestes dois países, acrescentou ainda que “nos próximos dias” poderia haver um “reforço das medidas restritivas”.

Publicidade

O presidente francês, Emmanuel Macron, presidirá na próxima segunda-feira, 12, reunião no Conselho de Defesa excepcional, dedicado às questões sanitárias. No encontro, entre outros assuntos, vai-se discutir o avanço da variante Delta no país.

O vírus “está ganhando terreno novamente” devido à variante Delta, que já representa “mais de 40% das contaminações” na França, disse hoje o porta-voz do governo, Gabriel Attal.

O número de novos casos aumentou mais de 20% em sete dias e entre os jovens de 20 a 29 anos a taxa de incidência quase duplicou numa semana, disse ele. /AFP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.