Obama, Clinton e Carter: conheça o bar dos presidentes democratas em Atlanta; veja vídeo

O Manuel´s Tavern, bar fundado em 1956, se consolidou como reduto do Partido Democrata em Atlanta e é parada obrigatória para políticos do partido que estão na cidade

PUBLICIDADE

Foto do author Daniel Gateno
Por Daniel Gateno

ENVIADO ESPECIAL A ATLANTA - Os clientes que não prestarem atenção aos detalhes podem acreditar que o Manuel´s Tavern é um bar comum. O local tem fliperamas para quem quer jogar, enormes televisões para assistir jogos de futebol americano ou basquete e ambientes para quem quer apenas conversar e beber uma cerveja.

PUBLICIDADE

Mas se o cliente olhar para o lado, verá fotos de Barack Obama, Bill Clinton e Jimmy Carter, ex-presidentes dos Estados Unidos e integrantes do Partido Democrata, aproveitando o bar que virou reduto do partido em Atlanta.

“Este é o lugar para encontrar democratas em Atlanta”, aconselhou o professor de ciência política da Universidade da Geórgia, Charles Bullock, antes da chegada da reportagem do Estadão à cidade.

Fachada do Manuel´s Tavern, bar do Partido Democrata em Atlanta, Estados Unidos Foto: Daniel Gateno/Estadão

O bar se consolidou como uma parada obrigatória para políticos do Partido Democrata na Geórgia desde a sua fundação, em 1956. O fundador, Manuel Maloof, é considerado o padrinho da política democrata no Estado da Geórgia.

Ele morreu em 2004, mas a família continua administrando o bar, que serve como local de confraternização para políticos, jornalistas, artistas e até policiais.

O Manuel´s Tavern parece um bar comum para quem entra pela primeira vez sem prestar atenção aos detalhes, mas diversas fotos mostram a presença de grandes figuras da política americana no bar como Barack Obama, Bill Clinton e Jimmy Carter Foto: Daniel Gateno/Estadão

História

O gerente do Manuel´s Tavern, Steven Pitts, aponta que o bar tem este nome porque Maloof passou um tempo como soldado do Exército americano no Reino Unido durante a 2ª Guerra Mundial e se inspirou nas tavernas inglesas para criar o local em Atlanta. Ele se tornou influente na cidade ao ser eleito para a função de CEO do Condado de Dekalb em 1974, onde fica a capital da Geórgia.

“O período que ele esteve no comando do condado foi de muito crescimento econômico e o nome dele se associou a vários projetos de infraestrutura”, aponta Pitts. Mesmo com as suas funções políticas, Maloof não deixava de passar todos os dias no bar e sua influência contribuiu para que o local ficasse famoso.

Publicidade

Quadro famoso da campanha presidencial de Barack Obama, em 2008, está pendurado no Manuel´s Tavern, reduto tradicional do Partido Democrata em Atlanta Foto: Daniel Gateno/Estadão

Quando Maloof se aposentou, muitos políticos do Partido Democrata vinham encontrá-lo no bar para pedir sua ajuda ou seu apoio para as campanhas. “O bar foi se tornando popular não só entre políticos mas também entre professores universitários, artistas e muitos policiais. Vários grupos de democratas se encontram aqui toda a semana”, completa o gerente.

Jimmy Carter

Maloof era amigo do ex-presidente americano Jimmy Carter. O democrata nasceu na cidade de Plains, na Geórgia, e foi eleito governador do Estado em 1971. A campanha para o cargo começou justamente no Manuel´s Tavern.

Carter foi eleito presidente em 1977 e ficou no cargo até 1981. Ele não conseguiu se eleger para um segundo mandato, perdendo o pleito para o republicano Ronald Reagan. Um ano depois, Carter fundou uma ONG, o Carter Center, que tem a sua sede em Atlanta, há apenas cinco minutos do Manuel´s Tavern.

O ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter nasceu em Plains, Geórgia, e tinha uma relação próxima com o dono do Manuel´s Tavern, Manuel Maloof Foto: Daniel Gateno/Estadão

“Não é apenas uma coincidência que o Carter Center fique há cinco minutos do bar”, afirma Pitts. “Eu vi o presidente Carter e Rosalyn (ex-primeira-dama) aqui no bar diversas vezes. Eles andavam do Carter Center até aqui com o Serviço Secreto e sentavam com Manuel”.

Carter é o político com mais fotos penduradas pelo estabelecimento, que relembram seus momentos como presidente, além de um retrato do democrata mais jovem, na parte externa do bar.

O fundador do Manuel´s Tavern, Manuel Maloof, aparece em muitas fotos que estão no bar e não esconde a identificação com o Partido Democrata, ressaltando o logo do partido na entrada do estabelecimento  Foto: Daniel Gateno/Estadão

Bill Clinton

O ex-presidente americano Bill Clinton também visitou o bar, durante a campanha para o pleito presidencial de 1992. O democrata esteve no bar ao lado de sua esposa, Hillary Clinton, candidata democrata à presidência em 2016, e de Al Gore, vice-presidente nos dois mandatos de Clinton.

Coincidência ou não, Clinton venceu a eleição no Estado da Geórgia em 1992 após visitar o bar. O último democrata a vencer no Estado havia sido justamente Jimmy Carter, em 1980. Depois de Clinton, apenas o atual presidente Joe Biden quebrou a sequência de vitória dos republicanos em 2020.

Publicidade

O dono do bar, Manuel Maloof, tirou fotos com o ex-presidente americano Bill Clinton, o ex-vice-presidente Al Gore, a ex-primeira-dama Hillary Clinton e a ex-segunda-dama Tipper Gore Foto: Daniel Gateno/Estadão

Barack Obama

Já o ex-mandatário americano Barack Obama não visitou o Manuel´s Tavern como candidato, mas sim como presidente, em 2015. Obama chegou com o carro oficial, conversou com uma multidão de pessoas que o esperavam na parte de fora do bar e concedeu uma entrevista no local para a Vice Magazine.

Antes da entrevista, o democrata conheceu a história do bar e se animou com o que o Manuel´s Tavern tinha a oferecer.

O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama jogando dardos no Manuel´s Tavern em Atlanta, antes de uma entrevista para a Vice Magazine, concedida em 2015 Foto: Pete Souza/Casa Branca

“Ele estava esperando a entrevista começar e pediu para jogar dardos. É claro que ele era muito bom, ele é bom em tudo”, riu o gerente do estabelecimento. O registro do momento ficou eternizado no Manuel´s Tavern.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.