Polícia da Austrália frustra plano de atentado no dia do Natal

Cinco suspeitos detidos se radicalizaram inspirados no Estado Islâmico, diz chefe da polícia

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

SYDNEY - A polícia australiana frustrou um plano de ataque terrorista na noite desta quinta-feira contra o centro de Melbourne, depois que várias batidas resultaram na detenção de sete pessoas.

O comissário-chefe da polícia do Estado de Victoria, cuja capital é Melbourne, Graham Ashton, afirmou que os detidos planejavam fazer ataques a pontos movimentados da cidade, como a estação ferroviária de Melbourne, a Federation Square e a Catedral de Saint Paul.

Operação da polícia australiana que levou à prisão de sete pessoas e teria impedido atentado em Melbourne Foto: Julian Smith/AP

PUBLICIDADE

"Nessas últimas duas semanas, fizemos uma investigação criminal sobre a formação do que acreditamos ser um complô terrorista", disse Graham Ashton à imprensa.

"Achamos que havia intenção de lançar um ataque de modalidades múltiplas, que incluía uma explosão, a utilização de explosivos, e acreditamos dispor de provas", acrescentou.

Dos sete suspeitos, cinco permanecem detidos. Um homem de 24 anos e uma mulher de 20 anos foram soltos sem nenhuma acusação. Quatro dos detidos nasceram na Austrália de famílias de origem libanesa, e o quinto é um australiano nascido no Egito. Todos estão na faixa dos 20 anos.

"Consideramos que, certamente, eles se radicalizaram sozinhos, ainda que inspirados no Estado Islâmico e em sua propaganda", concluiu Graham Ashton.

As prisões ocorreram após um agressor lançar um caminhão contra uma feira natalina em Berlim, matando 12 pessoas e ferindo outras 48. / AFP

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.