Trump estende tapete vermelho para Putin no início da cúpula do Alasca; veja vídeo

Russo foi recebido com um sobrevoo militar, um aperto de mão presidencial, um passeio particular com Trump na limusine presidencial e um aplauso no tapete vermelho

PUBLICIDADE

Foto do autor Redação
Por Redação
Atualização:

Trump e Putin se reúnem no Alasca

A cúpula dos dois líderes pode encaminhar o fim da guerra na Ucrânia. Crédito: Pool via VGTRK/AFP; AFPTV/DC Pool

ANCHORAGE, ALASCA - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi o primeiro a pousar em Anchorage, no Alasca, nesta sexta-feira, 15, mas esperou alguns minutos para desembarcar ao menos tempo com o seu homólogo russo, Vladimir Putin.

PUBLICIDADE

O americano exibiu diversos aparatos de boas-vindas a Putin: um sobrevoo militar, um tapete vermelho, um aperto de mão presidencial e um passeio particular com Trump na limusine presidencial. O republicano chegou a aplaudir Putin quando ele se aproximou no tapete vermelho.

Eles desembarcaram simultaneamente na Base Conjunta Elmendorf-Richardson, em Anchorage, por volta das 11h09 do horário local (16h09 de Brasília). O Alasca é território americano, embora tenha sido russo no passado. Esta é a primeira vez em uma década que Putin vai aos Estados Unidos.

Publicidade

Os dois presidentes desceram os degraus de suas aeronaves e apertaram as mãos, sorrindo largamente. A coreografia foi feita para que eles se encontrassem no meio de um tapete vermelho.

O presidente dos EUA, Donald Trump, cumprimenta o presidente russo, Vladimir Putin, ao recebê-lo no Alasca Foto: Julia Demaree Nikhinson/AP

Então caminharam pelo tapete e pararam para posar para uma foto, ignorando as perguntas gritadas dos repórteres. Um bombardeiro B2 sobrevoou os dois líderes mundiais quando caminhavam pelo tapete.

Jornalistas gritaram perguntas a Putin, mas foram ignorados. Quando um repórter perguntou a Putin se ele pararia de matar civis, Putin sorriu e apontou para o ouvido.

Publicidade

Apertaram as mãos novamente no fim da caminhada e entraram na limusine presidencial de Trump, sentados lado a lado sem tradutor.

Os presidentes Vladimir Putin e Donald Trump em encontro no Alasca Foto: Julia Demaree Nikhinson/AP

É altamente incomum ver os líderes de duas superpotências — e, neste caso, adversários — viajarem na mesma limusine. Putin fala inglês o suficiente para manter uma conversa. Isso pode aumentar o mistério sobre o que os dois líderes discutem em particular nesta visita, assim como uma conversa que tiveram em Hamburgo em 2017, no início do primeiro mandato de Trump.

Após chegarem ao local onde ocorre a reunião, Trump e Putin permaneceram em silêncio enquanto os fotógrafos tiravam fotos. Eles ignoraram as perguntas gritadas dos jornalistas em uma sala na base aérea.

Publicidade

Agora, a pequena reunião começará, seguida por uma reunião em grupo maior. Trump estava com o Secretário de Estado Marco Rubio e seu enviado especial, Steve Witkoff, ao seu lado. Putin estava com o Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e um assessor de política externa, Yuri Ushakov, ao seu lado

Vladimir Putin parecia feliz e genuinamente entusiasmado ao sair do avião e cumprimentar Trump. E tinha todos os motivos para se sentir assim. Após três anos de isolamento diplomático, sanções e a emissão de um mandado de prisão por crimes de guerra, ele acabara de pousar no território daquela que talvez seja a nação mais poderosa do mundoe líder da Otan, e foi calorosamente recebido pelo presidente americano em um tapete vermelho.

Era exatamente a imagem visual que Putin buscava, e isso explica por que ele aceitou com entusiasmo a ideia de realizar esta reunião no Alasca. Mesmo que a sessão em si tenha pouco ou nenhum progresso, Putin está de volta à companhia de interlocutores de superpotências./NYT

Publicidade