Trump se reúne com o presidente da Finlândia antes de participar da cúpula com Putin

Mais tarde, o presidente americano encontra o presidente russo numa tentativa de melhorar as relações bilaterais

PUBLICIDADE

Atualização:

HELSINKI - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, encontrou-se nesta segunda-feira, 16, com o presidente finlandês, Sauli Niinistö, três horas antes de sua cúpula com o presidente russo, Vladimir Putin, um encontro no qual ele estava otimista. "Vamos vê-lo daqui a pouco (Putin), vamos ficar bem", disse Trump aos jornalistas no início de um café da manhã de trabalho com Niinistö na residência presidencial de Mantyniemi.

O presidente finlandês Sauli Niisto (d) conversa com o presidente americano Donald Trump durante encontro em Helsinki, Finlândia, nesta segunda-feira, 16. Foto: Kimmo Brandt/EFE

PUBLICIDADE

Pouco antes, Trump escreveu em sua conta no Twitter que o relacionamento de seu país com a Rússia "nunca esteve pior", devido à investigação da interferência russa nas eleições de 2016 nos EUA. Trump, acompanhado por sua esposa Melania, pelo secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, e outros altos funcionários dos EUA, agradeceu ao presidente finlandês por sua "hospitalidade" como anfitrião da cúpula e destacou seu papel na Otan.

+++ Trump se atrasa para encontro com rainha e se atrapalha em inspeção da guarda "Há alguns dias tivemos uma reunião fantástica, alguns de vocês estiveram lá, foi uma reunião muito bem sucedida, a Otan nunca esteve mais unida, as pessoas estão agora concordando em pagar (...) Eles estão pagando mais rapidamente, e provavelmente (a Otan) nunca foi mais forte do que agora ", sublinhou Trump. "No começo foi um pouco difícil, mas depois se tornou amor e eu apreciei o seu apoio", disse a Niinistö. Trump referiu-se à Cúpula dos Líderes da Otan realizada na quarta-feira e quinta-feira em Bruxelas, onde ele recriminou aliados que não dedicaram 2% do seu PIB aos gastos militares e chegou a exigiu que aumentassem esse valor para 4%.

+++ Trump põe Rússia entre 'inimigos' dos EUA antes de cúpula com Putin A primeira cúpula formal entre Trump e Putin começará com uma reunião privada entre os dois presidentes, na qual durante uma hora e meia eles serão acompanhados apenas por seus intérpretes. Em seguida, Trump e Putin realizarão um almoço de trabalho em conjunto com ministros e assessores, seguido de uma coletiva de imprensa. Trump garantiu que tem "poucas expectativas" sobre a cúpula e que só quer conhecer Putin melhor, enquanto o Kremlin enfatizou que o mais importante é abrir caminhos de diálogo para melhorar a deteriorada relação bilateral. /EFE

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.