PUBLICIDADE

Venezuela revoga credenciais de observadores internacionais

Presidente do Conselho eleitoral, Tibisay Lucena, afrma que houve violação de regras eleitorais, mas não citou nomes de observadores; ex-presidente da Colômbia, Panamá, Uruguai e Costa Rica estão na Venezuela são convidados da oposição para acompanhar eleições

Por Lucas Hirata
Atualização:

Após suspender, neste domingo, 6, a credencial de observador internacional do ex-presidentes da Bolívia, Jorge Quiroga por violar regras eleitorais, a presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, Tibisay Lucena, também revogou as credenciais de outros observadores.

Ex-presidentes doUruguai,Colômbia,Bolívia, Costa Rica e Panamá Foto: Marco Bello/REUTERS

PUBLICIDADE

Embora não tenha dito mais nomes, Lucena disse que indicou que outros observadores internacionais também tiveram as credenciais suspensas. Andrés Pastrana, ex-presidente da Colômbia, viajou para Venezuela na última quinta-feira com os ex-presidentes da Bolívia, Jorge Quiroga; do Panamá, Mireya Moscoso; do Uruguai, Luis Alberto Lacalle; e da Costa Rica, Laura Chinchilla e Miguel Angel Rodriguez. Eles são membros da Iniciativa Democrática de Espanha e as Américas (IDEA) para acompanhar a oposição nas eleições parlamentares deste domingo.

Segundo informações divulgadas na mídia local, Lucena afirmou que a decisão sobre QUiroga foi tomada pois o ex-presidente boliviano teria feito comentários sobre os comícios venezuelanos. Ele estava na Venezuela como convidado pela Mesa de Unidade Democrática (MUD) para os comícios legislativos. A presidente da CNE também ressaltou que não são permitidos que os acompanhantes internacionais façam declarações sobre o desenvolvimento das eleições parlamentares.

"Aos agentes políticos, pedimos calma e paciência pois as pessoas ainda estão votando. Aos meios de comunicações, avisamos que não vamos permitir a transmissão de imagens que podem trazer alguma distorção no bom tempo que tivemos até agora. Devem abster-se contribuirão para esse tipo de opiniões são dadas", disse ela.