BYD vai inaugurar fábrica na Bahia no dia 26 de junho com produção do Dolphin Mini

Vice-Presidente da marca no Brasil deu até a hora exata em que as máquinas começarão a trabalhar em ex-fábrica da Ford

BYD Bahia. Foto: Manu Dias/Secom/BahiaBYD/Divulgação Foto: Manu Dias/Secom/Bahia

PUBLICIDADE

Foto do autor Igor Macário
Atualização:
Confira o resumo que a LE.IA, a IA do Estadão, fez pra você

Gerando resumo

A BYD finalmente marcou uma data para o início das operações em seu novo complexo industrial de Camaçari (BA). O “dia D” será no próximo dia 26 de junho, precisamente às 9h da manhã, de acordo com o vice-presidente da BYD Brasil, Alexandre Baldy.

O anúncio foi feito durante a apresentação da linha 2026 do SUV Song Plus. Em Camaçari, a BYD vai produzir dois de seus modelos de maior volume, o hatch Dolphin Mini e o SUV médio Song Pro, ambos elétricos. Eles deverão ser os primeiros carros elétricos produzidos no Brasil.

Dolphin Mini é o mais vendido da BYD (Diogo de Oliveira/Estadão) 
Patrocinado
Oferta 0KM
Onde Tem Copa, Tem Hyundai. O melhor momento para sair de carro novo

Garanta o CRETA Ultimate AT 26/27 por R$ 201.590,00 com seu usado na troca. Visite uma concessionária e faça um test drive no seu próximo 0 km. Acesse: https://hyundai.com.br

Onde Tem Copa, Tem Hyundai. O melhor momento para sair de carro novo

PUBLICIDADE

As instalações de Camaçari ganharam um novo dono depois de um bom tempo de especulações que sucederam o encerramento das atividades da Ford no local em 2021. A americana construiu um complexo na Bahia e desenvolveu e produziu modelos importantes por lá, como o primeiro Ford EcoSport. Além da fábrica, Camaçari abriga diversos fornecedores, de autopeças para compor uma robusta cadeia de produção.

A BYD por sua vez, resolveu botar abaixo a já antiga fábrica e construiu seu próprio complexo no lugar, mais moderno, capaz de produzir até 150 mil carros por ano, número que pode dobrar até 2027.

Divulgação/BYD 

Inicialmente, os carros serão montados em regime de CKD, ou seja, virão prontos da China, apenas para serem montados aqui. Mas o objetivo é chegar a 80% de nacionalização, segundo o governador da Bahia Jerônimo Monteiro, em visita à China junto com diversos investidores e fornecedores para a fábrica de Camaçari.

PUBLICIDADE

Os BYD nacionais já terão uma boa rede de concessionárias para escoar a produção. São 180 concessionárias no Brasil, número que pode chegar a 272 ainda em 2025. A BYD já é a oitava colocada no ranking de montadoras no Brasil no acumulado do ano, com 29 mil carros emplacados neste ano e o BYD Dolphin Mini vende mais do que modelos como Citroën C3 e Honda City, por exemplo.

A nacionalização pode reduzir os preços e aumentar ainda mais a competitividade dos modelos mais populares da marca, que mesmo importados ainda fazem bonito no ranking.

Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!

Instagram | TikTok | Youtube | Facebook

Patrocinado
Oferta 0KM
Onde Tem Copa, Tem Hyundai. O melhor momento para sair de carro novo

Garanta o CRETA Ultimate AT 26/27 por R$ 201.590,00 com seu usado na troca. Visite uma concessionária e faça um test drive no seu próximo 0 km. Acesse: https://hyundai.com.br

Onde Tem Copa, Tem Hyundai. O melhor momento para sair de carro novo

Carregando ofertas...

Tudo Sobre