PUBLICIDADE

Twitter vai cobrar por ferramenta de segurança, mas existem alternativas gratuitas; veja

Autenticação por SMS passa a ser uma ferramenta apenas para assinantes do Twitter Blue

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

Na última semana, quem entrou no Twitter se deparou com uma notificação bastante incomum: os usuários que não são assinantes do Twitter Blue, plano de benefícios que custa R$ 60 mensais, devem desabilitar uma opção de segurança de login por SMS até 19 de março. Caso contrário, a conta será desativada.

PUBLICIDADE

Agora, apenas assinantes da rede poderão optar pela “verificação por texto”, configuração que funciona como autenticação de dois fatores para entrar na conta. Com a ferramenta, os usuários recebem um código via SMS em todas as vezes que precisam acessar a conta com senha. Apesar disso, ainda existem alternativas para proteger a conta da rede social.

Veja como continuar utilizando a autenticação em dois fatores no Twitter:

App de autenticação

Uma das formas de continuar autenticando a conta é baixar um aplicativo de verificação independente do Twitter. Empresas como Google e Microsoft possuem suas próprias versões da ferramenta. Gerenciadores de senhas, como LastPass e 1Password, também oferecem a possibilidade de verificar a conta do usuário.

Para isso, depois de escolher qual app baixar, é preciso entrar nas configurações do Twitter, clicar em “segurança” e acessar o menu “autenticação em dois fatores”. Então, basta selecionar a opção “aplicativo de autenticação”.

Depois siga os passos informados pelo Twitter para gerar um código no aplicativo. Primeiramente, o Twitter gera um QR Code para ser escaneado no aplicativo, mas, caso o usuário esteja utilizando apenas um dispositivo, é possível solicitar um código alfanumérico para o mesmo processo.

Com a configuração pronta, é só logar na plataforma com usuário e senha e abrir o app para gerar o código pedido pelo Twitter. O procedimento só é necessário quando o usuário estiver “deslogado” da conta.

Publicidade

Chave de segurança

Também é possível configurar a autenticação por uma chave de segurança, que pode ser do próprio sistema operacional ou uma chave física, como um pendrive ou outro dispositivo ligado a portas de conexão.

Para ativar, acesse a aba “segurança” e clique no menu “autenticação em dois fatores”. Então, basta selecionar a opção “chave de segurança”. A partir de então, todas as tentativas de login vão exigir o método.

Para entrar na conta, após inserir usuário e senha, o Twitter oferece duas opções: entrar com uma chave-senha via dispositivo com câmera ou com o uso de uma chave física. Ao clicar na primeira opção, a tela redireciona para um código QR Code que deve ser escaneado em outro dispositivo.

Já com a chave física, a instrução é inserir ou aproximar o dispositivo configurado para que o app libere o acesso ao perfil. É importante lembrar que todas as chaves externas devem ser configuradas separadamente do app do Twitter.

Usuários que não assinarem o Twitter Blue tem até 19 de março para desativar autenticação por SMS Foto: Reprodução/Twitter

Para assinantes

Para quem tem o Twitter Blue, o processo de verificação via SMS continua ativo. Ao inserir a credencial, o Twitter envia uma sequência de seis números que devem ser preenchidos na tela seguinte. A intenção é que as contas tenham uma camada a mais de segurança em caso de tentativas de golpe ou roubo de conta.

A configuração se tornou um padrão das redes sociais nos últimos anos e outras plataformas, como Facebook, Instagram e TikTok, também possuem a ferramenta. Para os tuiteiros, porém, só será possível adicionar a camada de segurança mediante pagamento.

A nova diretriz é parte do objetivo de Elon Musk, dono da rede social, de fortalecer a monetização da plataforma, um “calcanhar de Aquiles” do Twitter frente a outras plataformas de mídia. O movimento, agora, foi colocar um importante recurso de segurança dentro de um pacote de assinaturas.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.