Após polêmica, Twitter está testando novas formas mostrar imagens na rede social

No ano passado, muitos usuários ficaram indignados com a rede social após perceberem que os cortes de fotos na timeline preferenciava pessoas brancas

PUBLICIDADE

Por Redação Link
Atualização:
O teste está sendo feito apenas com alguns usuários de Android e iOS Foto: Twitter

Depois da polêmica em relação à forma como as fotos no Twitter são mostradas na timeline, a rede social anunciou que está testando um novo recurso para melhorar a ferramenta. Segundo a empresa, a intenção é melhorar a visualização da imagem, ao exibir imagens inteiras, e fazê-la o mais acurada possível. 

No ano passado, usuários da plataforma descobriram que o algoritmo utilizado pelo Twitter priorizava pessoas brancas ao mostrar a prévia de visualização.

PUBLICIDADE

Na rede, testes deixaram de fora da visualização figuras importantes como o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama e o sete vezes campeão mundial de Fórmula 1 Lewis Hamilton, e levaram ao questionamento de como o Twitter regulava a ferramenta, acusada de ser racista. 

Agora, no teste que está disponível apenas para alguns usuários de Android e iOS, as imagens poderão ser visualizadas antes do tuíte ser publicado. Ainda, grande parte das fotos únicas, ou seja, publicações com apenas uma foto, vão mostrar a imagem inteira e não apenas uma parte dela. 

À época em que a prática foi revelada, o Twitter se desculpou e disse que a ferramenta havia sido testada e que não tinha apresentado nenhuma preferência preconceituosa na exibição das fotos. A rede social também afirmou que estava trabalhando para corrigir o problema.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.