A montadora americana Ford comprou a startup de patinetes elétricos Spin, considerada a terceira força do mercado americano do setor, atrás das bilionárias Bird e Lime. Segundo publicação do site especializado em tecnologia Axios, a negociação entre as duas empresas foi avaliada em torno de US$ 100 milhões.
Hoje, a Spin opera seus patinetes elétricos em oito cidades americanas e no campus de cinco grandes universidades. A empresa foi uma das pioneiras a explorar o mercado, desde o ano passado, especialmente em San Francisco, na Califórnia, coração do Vale do Silício. Após a regulamentação da prefeitura local, que concedeu permissão para outras empresas explorarem o setor, a empresa porém, demonstrou poucos avanços.
É um movimento que deve mudar: na semana que vem, a empresa vai se reunir com a cidade de São Francisco para apelar da decisão que negou permissão à empresa para operar no município. Caso seja bem sucedida, pode ter uma vantagem na competição contra as rivais, em um segmento que também já tem a participação de grandes empresas, como o Uber – a companhia de transporte por aplicativo já tem planos de usar sua empresa de bicicletas elétricas, a JUMP, para operar serviço semelhante.
Aqui no Brasil, o setor também está aquecido, com startups como Yellow, Scoo e Ride fazendo testes e aguardando regulamentação local para começar a operar. A colombiana Rappi, de entregas, também já firmou parcerias para colocar seus veículos para rodar por aqui.
Em uma entrevista, Marcy Klevorn, presidente da unidade de mobilidade da Ford, disse que a aquisição da Spin "preenche uma lacuna no portfólio de mobilidade", enquanto fornece "transporte acessível" nas cidades e nos campi universitários. A Ford disse ainda que planeja expandir a atuação da Spin nos próximos 18 meses, na América do Norte.