PUBLICIDADE

Lucro da Tencent salta puxado por jogos para dispositivos móveis

Chinesa registrou alta de quase 50% nos ganhos do segundo trimestre, superando com folga as estimativas de analistas

Por Agências
Atualização:
  Foto:  

A dominância da chinesa Tencent Holdings em smartphones na China, especialmente no segmento de jogos para dispositivos móveis, ajudou a gigante de entretenimento online a registrar um salto de 47% no lucro do segundo trimestre, superando com folga as estimativas de analistas.

PUBLICIDADE

O lucro líquido do trimestre fechado em junho subiu para 10,9 bilhões de yuans (US$ 1,64 bilhão), ante estimativas de 9,8 bilhões de yuans, de acordo com uma pesquisa da Thomson Reuters com nove analistas.

O movimento foi impulsionado por um salto de 52% na receita, o ritmo mais rápido desde o quarto trimestre de 2012. A receita subiu para 35,7 bilhões de yuans (US$ 5,38 bilhões), superando a previsão média de 33,2 bilhões de yuans, segundo pesquisa com onze analistas.

Para a Tencent, o maior motor do crescimento de receita no trimestre veio de jogos para smartphones. A empresa tem sido forte em jogos por muitos anos, sua principal fonte de receita. O sucesso de sua estratégia nesse segmento tem sido um bom casamento com sua posição dominante na China na área de redes sociais. E a área pode crescer ainda mais: recentemente, a Tencent anunciou a aquisição da Supercell, dona de games como Clash of Clans e Clash Royale. 

A empresa é responsável pelo aplicativo de mensagens instantâneas WeChat e pelo QQ, serviços de maior popularidade na China.

Segmentos. No segundo trimestre, o negócio de publicidade online da Tencent, que os investidores esperam pode crescer para se tornar tão importante fonte de receitas como o Facebook, cresceu 60% em relação ao ano anterior, para 6,53 bilhões de yuans.

A receita com jogos online subiu 32% na comparação anual para 17,12 bilhões de yuans, e a receita com os aplicativos de mensagens subiu 57%, para 8,56 bilhões de yuans.

Publicidade

O número de usuários ativos mensais de WeChat, maior aplicativo de mensagens móveis da China, cresceu 34%, para 806 milhões Facilidade. Entre os fatores que têm feito o WeChat um sucesso na China está a facilidade de uso. Para se cadastrar no serviço, os usuários precisam apenas de uma conta já cadastrada no QQ.

Além disso, a inclusão frequente de novas funcionalidades ao aplicativo, que vão além da troca de mensagens com a família e amigos, têm impulsionado a adoção do WeChat. Um dos principais sucessos foi a integração da plataforma com serviços financeiros, em 2013. 

A partir de então, os usuários do aplicativo passaram, por exemplo, a conseguir transferir dinheiro para amigos como se estivesse enviando uma mensagem de texto. Atualmente, o aplicativo também permite pedir um táxi direto da mensagem, além de comprar produtos em sites de comércio eletrônico e, até mesmo, usar aplicativos de terceiros dentro do mesmo ambiente. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.