
*CORRIGIDO ÀS 16H15 COM INFORMAÇÕES DA NASA*
A SpaceX vai testar em janeiro o foguete que pretende enviar ao espaço com três astronautas em junho de 2019. Segundo informou a NASA nesta quarta-feira, 21, a empresa de Elon Musk enviará ao espaço um foguete não tripulado no dia 7 de janeiro de 2019, como parte dos testes.
A Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos EUA disse que a nave espacial Crew Dragon, pertencente à SpaceX, sairá rumo ao espaço do Centro Espacial Kennedy, da mesma plataforma que decolou a tripulação da Apollo 11 em sua viagem à Lua em 1969. O voo de estreia da aeronave sem tripulação acontecerá com a ajuda do foguete Falcon 9, também desenvolvido pela empresa de Musk.
O lançamento é o teste mais recente em um cronograma rigoroso de certificação imposto pelo Programa de Tripulação Comercial da NASA. Enquanto a SpaceX pretende iniciar o quanto antes as operações, a porta-voz da NASA, Marie Lewis, disse que a missão de demonstração marcada para janeiro pode ser adiada porque "voar com segurança sempre teve precedência sobre o cronograma".
Avaliação. Embora a Nasa não tenha detalhado a trajetória de voo, a empresa informou que o teste fornecerá dados sobre o desempenho dos sistemas Falcon 9, Crew Dragon e Ground, bem como sobre as operações em órbita, atracação e aterrissagem.
SpaceX e Boeing Co são as duas principais empresas selecionadas para integrar o Programa de Tripulação Comercial da NASA, cuja função é enviar astronautas para o espaço a partir de 2019. Desde que o programa de ônibus espaciais dos EUA foi fechado em 2011, a NASA teve que confiar na Rússia para levar os astronautas à estação espacial, um laboratório de pesquisa orbital de US$ 100 bilhões que sobrevoa cerca de 400 quilômetros acima da Terra.
O anúncio da data de lançamento acontece um dia após a NASA ter dito que conduziria um "estudo de avaliação cultural" das empresas, "incluindo a adesão a um ambiente livre de drogas", antes dos voos de teste da tripulação.
Expectativa. Fundado pelo bilionário excêntrico Elon Musk, a SpaceX disse que se o teste de 7 de janeiro for bem sucedido, planeja lançar sua primeira missão tripulada em junho de 2019, mas admite que a previsão pode mudar.
A Boeing planeja lançar um teste similar da nave espacial Starliner no topo de seu foguete Atlas 5, em março, com uma missão tripulada em agosto.