Twitter cria versão para usuários com pacotes de dados reduzidos
Meta da empresa com o Twitter Lite é ser acessível e ajudar empresa a crescer em seu número de usuários, atualmente em 319 milhões
PUBLICIDADE
Por Agências
Atualização:
O Twitter lançou na quarta-feira, 5, uma nova versão para dispositivos móveis de sua rede social, voltada para usuários que têm planos de dados reduzidos ou se conectam à internet apenas esporadicamente. A expectativa da empresa com o Twitter Lite – nome da nova versão – é captar usuários em mercados emergentes, fora dos Estados Unidos.
PUBLICIDADE
Ao contrário da versão tradicional da rede social para dispositivos móveis, que roda em um aplicativo autônomo, o Twitter Lite será executado a partir de um navegador de internet, mas com aparência e funcionalidade parecidas com às do aplicativo, segundo uma visualização mostrada à Reuters. Com a nova versão, a empresa diz que pode reduzir em até 70% o consumo de dados de internet de seus usuários.
O lançamento vem na esteira de produtos similares de outras empresas de tecnologia dos EUA. O Facebook lançou o Facebook Lite em 2015 e na terça-feira, o Youtube, da Alphabet, lançou um aplicativo móvel projetado para a Índia.
O Twitter, com sede em São Francisco, está atrás dessas empresas na construção de uma base de usuários. Ele tinha 319 milhões de usuários ativos médios mensais no final do ano passado, um aumento de 4% ano-a-ano, mas ainda uma fração dos 1,9 bilhão de usuários do Facebook.
Os 14 fatos mais importantes da história do Twitter
1 / 13Os 14 fatos mais importantes da história do Twitter
Primeiro tweet
Em 21 de março de 2006, o atual presidente-executivo do Twitter, Jack Dorsey, publicou a primeira mensagem por meio do serviço. O Twitter foi criado p... Foto: ReproduçãoMais
Prêmio na SXSW
O ponto de inflexão para a popularidade do Twitter aconteceuem março de 2007, durante South by Southwest (SXSW), um dos principais festivais de econom... Foto: DivulgaçãoMais
Hashtag
Em agosto de 2007, o marcador (#), conhecido como hashtag, estreouna rede social. A ideia foi propostapelo usuário Chris Messina, que sugeriu o uso do... Foto: ReproduçãoMais
Tweets promovidos
Ao longo de 2010, o Twitter lançou uma série de recursos para monetizar a plataforma. Eles permitem aos anunciantes promover um tuíte, um assunto ou u... Foto: DivulgaçãoMais
TweetDeck
O agregador de mídias sociais TweetDeck, que auxilia a gerenciar e publicar tuítes e mensagens em outras redes sociais, foi adquirido pelo Twitter em ... Foto: Tetue/FlickrMais
100 milhões de usuários
O Twitter chegou a 100 milhões de usuários ativos por mês no mundo inteiro em setembro de 2011. Foto: Reuters
Vine
O serviço de compartilhamento de vídeos curtos de até 6 segundosVine foi criado em junho de 2012. A startup foi comprada peloTwitter em outubro do mes... Foto: NYTMais
200 milhões de usuários
Após pouco mais de um ano, a rede social dobrou o número de usuário ativos por mês no mundo, chegando a 200 milhões em dezembro de 2012. Foto: Reuters
Abertura de capital
No dia 7 de novembro de 2013, o Twitter abriu capital na Bolsa de Nova York. Durante o pregão, o valor da ação passou de US$ 26 para US$ 44,90, o que ... Foto: ReutersMais
Emojis
Emojis de vassoura, saleiro e cupcake podem integrar a lista de emojis. Foto: Reprodução
Periscope
A rede social lançou em março de 2015 o aplicativo Periscope, que permite a transmissão de vídeos ao vivo através de dispostivos móveis. Junto com o V... Foto: DivulgaçãoMais
320 milhões de usuários
A rede social começou a apresentar crescimento do número de usuários mais lento do que o esperado, o que derrubou as ações da empresa. Desde outrubro ... Foto: ReutersMais
Moments
A rede social não é tão intuitiva para novos usuários, o que tem impedido seu crescimento. Para atrair uma nova audiência, em outubro de 2015, o Twitt... Foto: DivulgaçãoMais