Uber volta a testar carros autônomos após acidente no Arizona

Empresa tinha suspendido testes depois que um de seus veículos sem motorista bateu em outro carro neste final de semana

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Por Agências
Atualização:
Na segunda feira, 27, o Uber voltou a colocar seus carros autônomos na rua. Na última sexta-feira, 24, a empresa havia suspendido o projeto após um de seus protótipos capotar ao colidir com outro veículo no estado norte-americano do Arizona. Depois do acidente, uma investigação foi conduzida e a empresa decidiu liberar seus carros para rodarem nas três cidades onde testa o projeto — Tempe, no Arizona, São Francisco e Pittsburgh. Segundo a polícia local, o carro pilotado por humano foi o responsável pelo acidente com o carro autônomo do Uber. Foto: Fresco News/Mark Beach/Reuters

O Uber voltou a colocar seus carros autônomos na rua nesta segunda-feira, 27, mostrando confiança em seu projeto de carros autônomos. Na última sexta-feira, 24, um dos veículos se envolveu em um acidente e capotou em uma estrada do município de Tempe, no Estado norte-americano do Arizona. Após o acidente, a empresa suspendeu seus testes até encerrar sua investigação. 

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Segundo uma porta-voz da empresa, que pediu para não ser nomeada, o Uber fechou uma rápida investigação e liberou seus carros para rodarem nas três cidades onde opera seu projeto de veículos sem motorista – além de Tempe, no Arizona, os automóveis também rodam em São Francisco e em Pittsburgh. 

Na sexta-feira, ocorreu um acidente entre um carro do Uber e um veículo dirigido por humanos. Segundo a polícia local, o carro "humano" não concedeu ao veículo do Uber, que estava fazendo uma curva e acabou capotando. "Os veículos colidiram, fazendo o carro autônomo virar", disse Josie Montenegro, porta-voz da polícia de Tempe. "Não houve ferimentos graves", acrescentou a porta-voz. 

No carro do Uber, um SUV da Volvo, estavam presentes um motorista reserva e um engenheiro, um requerimento padrão atual para os carros autônomos nas estradas norte-americana. O banco de trás estava desocupado. 

Um relatório completo da polícia local é esperado para ser revelado até o meio da semana. Segundo a detetive Lily Duran, da polícia de Tempe, o veículo do Uber não foi o culpado pelo acidente. 

Até o momento, não há relatórios de colisões envolvendo carros sem motorista do Uber em Pittsburgh, onde a empresa está sediada e lançou inicialmente seu programa com a tecnologia em setembro. Para especialistas, acidentes com carros autônomos vão acontecer, mas o avanço da tecnologia vai aumentar a segurança dos usuários de estradas. 

"Os carros sem motorista se tornam melhores ao volante quanto mais dirigem, enquanto humanos têm um hábito constante de direção", disse Hod Lipson, professor da Universidade de Columbia. "A ideia que um motorista humano torna a direção mais seguro é falsa, e pode levar a enganos complicados."

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Controvérsia. O programa de carros sem motorista do Uber já tinha tido sua dose de controvérsia antes mesmo do acidente. Em dezembro, o Uber teve de retirar seus carros da Califórnia depois que as autoridades regulatórias locais disseram que a empresa não tinha a licença local correta para operar testes. Depois de um imbróglio, o Uber finalmente conseguiu a licença no início de março. 

Além disso, o Uber também enfrenta um processo da Waymo, divisão de carros autônomos da Alphabet, holding que controla o Google. No caso, a Waymo acusa O Uber de roubar uma tecnologia de sensores utilizada em veículos sem motorista, chamada Lidar. O julgamento do caso deve acontecer nos próximos meses. 

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