Fundação de Mark Zuckerberg compra sua primeira startup

Fundada com a esposa Priscila Chan, Chan Zuckerberg Initiative adquiriu a Meta, empresa de inteligência artificial 

PUBLICIDADE

Por Redação Link
Atualização:
Valores da transação não foram divulgados 

A Chan Zuckerberg Initiative (CZI), ONG fundada pelo criador do Facebook Mark Zuckerberg e sua mulher Priscilla Chan, anunciou nesta terça-feira, 24, sua primeira compra: a startup de inteligência artificial Meta. Os valores não foram revelados pelas empresas. 

PUBLICIDADE

Segundo a fundação, a aquisição da empresa, que tem um sistema de busca próprio, vai ajudar cientistas a pesquisar e reunir informações de mais de 26 milhões de artigos científicos disponíveis na rede. 

A diferença do algoritmo da Meta para o do Google é que o sistema da startup é capaz de reconhecer autores e citações nos artigos, descobrindo o que é mais relevante cientificamente, e não só o que tem a melhor otimização de busca. 

Além disso, a Meta também fornece acesso gratuito a 18 mil períodicos científicos. Fundada em 2010, a startup já havia captado US$ 7,5 milhões de investidores. Inicialmente, a empresa funcionava com assinaturas, mas agora suas ferramentas estarão disponíveis para qualquer pessoa, gratuitamente. 

A compra da startup se alinha com o investimento de US$ 3 bilhões da fundação para curar qualquer doença – no ano passado, a ONG anunciou a criação do Biohub, centro de pesquisas em São Francisco que vai receber e custear pesquisas médicas. Antes da compra da Meta, a CZI também tinha feito investimentos em startups como a Andela, que capacita engenheiros africanos para empregos na área de tecnologia, e a Byju's, uma plataforma de aprendizado por video. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.