Nubank lança novo cartão mirando pessoas com dificuldades para obter crédito

O novo cartão vai permitir que os clientes depositem um valor na conta que será transformado no limite de crédito para compras

PUBLICIDADE

Por Redação Link
Atualização:

O Nubank anunciou nesta quinta-feira, 18, que vai adicionar uma nova modalidade de cartão de crédito para seus clientes. Inspirado em modelos americanos, o novo cartão vai permitir que usuários com problemas em obter linhas de crédito possam utilizar o serviço, semelhante a um cartão pré-pago. 

A ideia do Nubank, que já conta com mais de 34 milhões de clientes, é compartilhar com o usuário a construção do crédito na startup. Na nova modalidade, o cliente poderá depositar um valor na sua conta do banco digital, que vai se transformar automaticamente no limite do cartão. O dinheiro fica retido com o banco, como garantia da fatura de crédito e, após o pagamento, o valor é renovado. Se o usuário não utilizar todo o limite depositado no cartão, o valor também pode ser resgatado no app a qualquer momento.

O cartão vai funcionar com o limite depositado por cada cliente em sua conta digital Foto: Paulo Whitaker/Reuters

PUBLICIDADE

Entre as ferramentas do cartão, estão o parcelamento de compras, assinaturas online e a garantia de ser aceito em estabelecimentos como um cartão de crédito comum. A fintech informou, em levantamento interno, que cerca de 20% de seus clientes nunca tiveram um cartão de crédito. 

Segundo Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank, o novo cartão vai possibilitar que usuários que não tenham linhas de crédito ou mesmo aqueles com o "nome sujo" nos órgãos de crédito possam utilizar a funcionalidade. Além disso, a fintech espera que esse recurso seja uma avaliação dos próprios clientes, e que o banco poderá oferecer a aprovação de crédito de um cartão tradicional conforme a assiduidade dos usuários. 

"Queremos dar a chance desses clientes que não estão hoje totalmente inseridos no sistema financeiro de ter uma experiência de pagamento a prazo com menos risco de endividamento", explica Cristina. "Após algumas faturas e conhecendo mais dos hábitos de crédito deste cliente, conseguiremos oferecer limites de créditos pré-aprovados até que eles conquistem um valor que atenda suas necessidades."

Por enquanto, a novidade está disponível em uma versão beta, apenas para alguns usuários convidados, mas a intenção é que o novo cartão esteja disponível para todos os clientes do Nubank em breve. "Para muitos brasileiros, essa deve ser a primeira experiência com um produto nos moldes do cartão de crédito convencional, que permite compras em qualquer tipo de estabelecimento presencial ou online", afirma Cristina.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.