62 mil fazem 1ª fase do vestibular da Unicamp

No primeiro ano com apenas duas redações, temas abordados foram pessimismo e alcoolismo juvenil

RICARDO BRANDT , CAMPINAS, O Estado de S.Paulo

12 de novembro de 2012 | 02h02

Cerca de 62 mil estudantes fizeram ontem a primeira fase do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que este ano reduziu o número de redações de três para dois. A prova também tinha 48 questões objetivas. Os candidatos disputam 3.444 vagas em 68 cursos da Unicamp e dois da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). O índice de abstenção foi de 7,64%.

O primeiro tema da redação propôs que o aluno fizesse um resumo de uma reportagem para apresentar o ponto de vista do texto "sobre a importância do pessimismo em oposição ao otimismo". "O texto vai na contramão do que temos visto na mídia e nas redes sociais que é um excesso de valorização do otimismo. Estamos valorizando o lado bom dos pessimistas", explicou o coordenador executivo do vestibular, Maurício Kleinke.

O segundo tema apresentava uma reportagem sobre uma cerveja desenvolvida para cachorros e outra tratando dos problemas do consumo de álcool na adolescência. O aluno deveria se posicionar como um leitor indignado com a matéria por não citar o problema do consumo de bebidas entre menores. Ele deveria escrever uma carta para o jornal reclamando da publicação.

"Achei os dois temas meio fora da realidade. Esperava assuntos mais complexos", afirmou a estudante Alessandra Vieira, de 18 anos, que tenta vaga em Engenharia da Computação.

"Foi uma questão inusitada, que é cerveja para animal, mas no fundo é para fazer um contraponto com a questão do consumo de álcool na adolescência", disse Kleinke. "Do ponto de vista acadêmico, os dois textos exigem do aluno que ele tenha uma habilidade de relacionar temas não óbvios." No dia 21 de dezembro sai a lista de aprovados para a segunda fase, que ocorrerá de 13 a 15 de janeiro.

Para professores de cursinhos, a prova foi mais simples que a do ano passado. As redações receberam elogios, como o de Célio Tasinafo, diretor pedagógico do Oficina do Estudante. "O resumo e a carta são gêneros comuns trabalhados na escola. Os alunos não tiveram surpresa."

Anglo e Etapa contestaram três questões: no caderno Q e Z, os itens 20, de biologia, e 43 e 44, de matemática. Este último teria duas respostas. "Uma distração como esta não pode ocorrer", disse Luís Ricardo Arruda, do Anglo. / COLABORARAM CARLOS LORDELO, CLARICE CUDISCHEVITCH e MATEUS COUTINHO, ESPECIAL PARA O ESTADO

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