CPI convida deputado do PSDB para explicar relação com Cachoeira

A CPI do Cachoeira convidou nesta terça-feira o deputado Carlos Leréia (PSDB-GO) para explicar sua relação com Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. O parlamentar também enfrenta processo por possível quebra de decoro no Conselho de Ética na Câmara motivado pelas denúncias de sua relação com Cachoeira.

Reuters

14 de agosto de 2012 | 15h23

Os membros da comissão aprovaram também requerimento que pede explicações por escrito ao deputado Sandes Júnior (PP-GO), que segundo as investigações da Polícia Federal pode ter recebido dinheiro durante a campanha eleitoral de 2010 de empresas fantasmas ligadas ao esquema de Cachoeira.

Na Câmara, Junior foi absolvido pela corregedoria da Casa e não enfrentará processo no Conselho de Ética.

A sessão administrativa da CPI nesta terça também serviu para aprovar requerimentos que pedem a quebra dos sigilos bancários, fiscais e telefônicos da mulher de Cachoeira, Andressa Mendonça, que na semana passada compareceu a comissão, mas se manteve calada durante o depoimento.

Os parlamentares aprovaram ainda a reconvocação de Cachoeira, mas segundo a assessoria do presidente da comissão, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), ele só comparecerá novamente à CPI mista caso esteja disposto a falar.

Cachoeira está preso desde fevereiro, em Brasília, depois que a operação Monte Carlo da Polícia Federal o apontou como comandante de um esquema de jogos ilegais. O empresário já compareceu à comissão em maio, mas permaneceu calado.

Nas próximas semanas, a comissão retomará sua rotina de depoimentos e deve receber policiais goianos que fariam parte da rede de contatos de Cachoeira com a gestão do governador Marconi Perillo (PSDB).

Ainda em agosto, o ex-dono da construtora Delta, Fernando Cavendish, também deve prestar depoimento à comissão. Segundo Rêgo, o mais provável é que ele seja ouvido no dia 28.

Na próxima semana, a CPI recebe os procuradores Daniel Rezende Salgado e Lea Batista de Oliveira, que trabalham nos inquéritos relativos às operações Vegas e Monte Carlo, da Polícia Federal.

(Reportagem de Jeferson Ribeiro)

Tudo o que sabemos sobre:
POLITICACPIDEPUTADOS*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.