Descoberto planeta semelhante à Terra

Por Agencia Estado

Uma equipe internacional de cientistas anuncia a descoberta de um planeta rochoso fora do sistema solar. Este mundo é o mais semelhante à Terra já encontrado. Segundo pesquisadores, a descoberta aumenta as chances de se encontrar planetas habitáveis em outras partes da galáxia, e sugere uma maior probabilidade de haver vida fora da Terra. Uma cientista envolvido no projeto, a australiana Penny Sackett, disse ao jornal Herald Sun que os astrônomos estão próximos de encontrar um "irmão gêmeo da Terra". "Demonstramos que pelo menos um planeta assim existe. Se você pensar na dificuldade de detectá-los... Isto sugere que eles não devem ser muito raros". O novo planeta, chamado de OGLE-2005-BLG-390Lb, orbita ao redor de uma estrela relativamente pequena, na constelação de Sagitário, a cerca de 22.000 anos-luz. Provavelmente é feito de rocha e gelo e, mesmo sendo o menor planeta já descoberto fora do sistema solar, tem uma massa de cinco vezes a da Terra. A temperatura em sua superfície é da ordem de 225º C negativos. O planeta foi localizado com a ajuda de um efeito conhecido como "microlente gravitacional", que usa o desvio provocado em raios de luz por um objeto para detectar sua presença e estimar sua massa. O planeta mais semelhante à Terra descoberto anteriormente tem mais de 7 massas terrestres, e compartilha seu sistema solar com outros dois planetas, gigantes gasosos, todos orbitando ao redor de uma estrela anã vermelha, Gliese 876.