Encontro com o prazer

Confira, em primeira mão, algumas novidades da Erotika Fair, a maior feira de produtos sensuais da América do Sul e a quarta maior do mundo

PUBLICIDADE

Por Ciça Vallerio - O Estado de S.Paulo
Atualização:

Não se engane com a aparência meiga dos brinquedinhos desta página. Abelhinha, monstrinho e coelhinho são proibidos para crianças. E o colar vai além do mero adorno. Exceto o boneco de pelúcia, todos são massageadores eróticos. Os produtos integram o rol de novidades que serão vendidos na Erotika Fair, maior feira do segmento da América do Sul e quarta mais visitada do mundo, perdendo só para China, Alemanha e Estados Unidos. O evento está na 18ª edição e será realizado do dia 7 ao 10, em São Paulo.

 

 

PUBLICIDADE

Com o sucesso do filme De Pernas Pro Ar, em que a atriz Ingrid Guimarães encarna uma vendedora de produtos eróticos, o evento espera atingir público recorde. Especialmente o feminino. "Ao longo dos anos, a frequência era basicamente masculina, mas hoje tornou-se uma programação de amigas e também de casais", avisa Paula Aguiar, presidente da Associação Brasileira de Empresas do Mercado Erótico e Sensual (Abeme). "O preconceito está bem menor e o filme também ajudou muito a quebrar tabus", diz.

Os números mostram tal transformação. De acordo com Evaldo Shiroma, organizador e diretor da Erotika Fair desde a primeira edição, o público feminino em 2004, por exemplo, representava 20% dos visitantes. Em 2010, passou para 45%. "Este ano a expectativa é que as mulheres cheguem entre 50% e 55%", calcula. A guinada também está presente no mercado erótico. Há seis anos, as mulheres correspondiam a 31% dos consumidores de produtos – hoje representam 70%.

Esta edição baterá recorde também de expositores, com mais de 30 estandes. A maioria vai vender seus produtos ao público em geral, uma vez que muitos visitantes são comerciantes do setor e estão lá atrás de novidades, cursos e workshops. Para os dois tipos de público há atividades pagas e gratuitas, que vão de aula de sedução a massagem tântrica para casais, além de atrações picantes (confira no site da feira).

Quem for à Erotika Fair vai encontrar três ambientes distintos. No primeiro, ficam os espaços para cursos, palestras e workshops. Em seguida, vêm os expositores. Finalmente, a parte de "entretenimento", que conta com uma programação recheada de apresentações calientes. E nessa área reservada entra quem quer. "Apesar do foco da feira, todos respeitam uns aos outros", garante Paula. "As pessoas agem normalmente, como se estivessem em outra feira qualquer."

 

SERVIÇO:

18ª ERÓTIKA FAIR: DE 7 A 10 DE ABRIL, DAS 14H ÀS 22H, NO ESPAÇO TANCREDO, AVENIDA TANCREDO NEVES, 600, IPIRANGA. TRANSPORTE GRATUITO DA ESTAÇÃO SACOMÃ DO METRÔ (LINHA VERDE). INGRESSOS: R$ 40. INFORMAÇÕES: WWW.EROTIKAFAIR.COM.BR

Publicidade

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.