Grupo de 17 brasileiros retidos em Londres chega a SP

O grupo de 17 brasileiros retidos em Londres há três dias desembarcou hoje pela manhã no Aeroporto Internacional de São Paulo (Cumbica), em Guarulhos, mas continua sem as bagagens, perdidas depois de remanejamentos de vôos das empresas Air France, TAM e Varig. Segundo os passageiros, a Air France e a Varig informaram em Londres que as bagagens foram perdidas pela TAM."Fomos muito bem atendidos pelas outras companhias aéreas e pudemos inclusive entrar nos depósitos com outras bagagens perdidas para conferirmos pessoalmente. A TAM não permitiu nada disso e ainda nos tratou muito mal", disse o engenheiro mecânico Marcos de Almeida Filho, de Limeira. Diante do impasse, o grupo decidiu apelar ao Juizado Especial instalado em Guarulhos para tentar resolver a questão. "Eles não estão nem aí para nós. O gerente de São Paulo se recusou a nos atender no juizado e mandou uma outra funcionária em seu lugar."O grupo tomou um vôo da Varig ontem à noite, depois de ter sido prejudicado pelo cancelamento de um vôo da Air France no sábado, devido à greve dos funcionários da companhia. Ainda no sábado, eles foram remanejados para outros vôos da Air France, posteriormente cancelados, e, no domingo, deveriam pegar um vôo da TAM. Entretanto, a empresa alegou que a aeronave já estava lotada e que os brasileiros não poderiam embarcar. Comprovantes"A TAM quer os comprovantes de despacho das bagagens, mas não queremos entregá-los porque é nossa única prova da quantidade de malas que a empresa perdeu", explicou, ressaltando que sua posição foi defendida pelos mediadores do juizado. Na audiência, as empresas se comprometeram a unir esforços na busca das bagagens, mas, pelas regras da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, em inglês), a última empresa pela qual os passageiros voaram é considerada a responsável - a Varig, apesar de as bagagens nunca terem sido recebidas pela companhia aérea.Caso as bagagens não sejam encontradas, Marcos entrará com ação na Justiça Comum contra as empresas solicitando indenização - da Air France, pelo cancelamento, e da TAM, pelos maus-tratos, overbooking e perda da bagagem. A assessoria de imprensa da TAM informou que o transporte de bagagens de empresas congêneres só é efetuado se o passageiro voou em suas aeronaves e se a companhia congênere entregou, em Londres, a bagagem para a TAM.

ANNE WARTH, Agencia Estado

30 de outubro de 2007 | 17h38

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