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Hypermarcas sai do prejuízo com lucro de R$68,4 mi no 3o tri

Por VIVIAN PEREIRA E GUILLERMO PARRA-BERNAL
Atualização:

A Hypermarcas retornou ao azul no terceiro trimestre, depois de registrar prejuízos tanto no segundo trimestre deste ano quanto no mesmo período do ano passado, apoiada em crescimento de receita e menores custos sobre a dívida. A empresa de bens de consumo teve lucro líquido de 68,4 milhões de reais entre julho e setembro, acima da média de quatro projeções de analistas obtidas pela Reuters, de lucro líquido de 52,7 milhões de reais. Um ano antes, a companhia havia registrado prejuízo líquido de 190,5 milhões de reais. Após ter sido fortemente penalizada em 2011, a Hypermarcas vem evoluindo no processo de integração das aquisições realizadas nos últimos anos. A empresa também começa a se beneficiar do cenário mais favorável ao consumo no país, seguindo uma desaceleração generalizada no primeiro semestre. "Vemos que a economia está respondendo e a demanda por nossos produtos está se comportando bem", disse à Reuters o diretor financeiro da Hypermarcas, Martim Mattos. Nos três meses até setembro, a receita líquida totalizou 992,9 milhões de reais, alta anual de 19,2 por cento e em linha com a média das previsões de analistas, de 987 milhões de reais. As vendas de medicamentos, que responderam por cerca de 54 por cento da receita no trimestre, subiram 39 por cento, enquanto as de produtos de beleza e higiene pessoal foram 2,2 por cento maiores ano a ano. Redução do endividamento e maior geração de caixa, somados ao câmbio estável, ajudaram a empresa a registrar resultado financeiro negativo de 54,9 milhões de reais no terceiro trimestre, melhora ante o déficit de 331,8 milhões em igual etapa de 2011. "Em relação ao resultado financeiro, vamos continuar priorizando redução de dívida e geração de caixa operacional que geram um círculo virtuoso", afirmou o executivo. A geração de caixa medida pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) somou 226,6 milhões de reais no trimestre passado, mais de três vezes superior aos 66,3 milhões apurados um ano antes, com a margem saltando de 7,9 para 23 por cento. Em comunicado na noite de sexta-feira, a Hypermarcas traçou a estimativa de atingir Ebitda em torno de 950 milhões de reais em 2013, acima da projeção de pelo menos 850 milhões de reais no fechado deste ano. Nos nove meses até setembro, o Ebitda está acumulado em 625,5 milhões de reais. Quanto aos últimos três meses deste ano, Mattos assinalou que a baixa base de comparação com o quarto trimestre de 2011 deve favorecer os resultados.

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