Vaca ganha pata mecânica em Araçoiaba da Serra-SP

Uma vaca de dez anos que teve a pata traseira quebrada e seria sacrificada ganhou sobrevida com um membro mecânico, em Araçoiaba da Serra, região de Sorocaba (SP). A prótese substituiu a pata traseira amputada e permitiu que o animal se levantasse e voltasse a pastar. Ela voltou a amamentar seu bezerro de dois meses.

JOSÉ MARIA TOMAZELA, Agência Estado

22 de janeiro de 2013 | 19h09

A dona do animal, Nilza Nastasi, tem apego pela vaca que atende pelo nome de Neguinha e não atendeu ao conselho do veterinário para sacrificá-la. "Ela está conosco há muitos anos, é como se fosse da família." De acordo com o ortopedista Nelson Nolé, responsável pelo implante, o uso de próteses em animais desse porte é raro. "A vaca pesa uns 400 quilos e morreria se não conseguisse levantar-se", disse.

Conhecido por fabricar e instalar próteses em casos de amputações radicais em pessoas, ele se surpreendeu com o pedido da dona do animal. "É a primeira vez que fazemos um procedimento deste e acabou dando certo." Ele contou que a prótese atual será substituída por outra articulada assim que o animal estiver acostumado com o equipamento. "Com a articulação, ela terá mais conforto", disse Nolé, que doou o tratamento.

Mais conteúdo sobre:
vacapata mecânica

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.