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Drinques para fazer em casa

Balcão do Giba

Balcão do Giba

Conheça os sabores da coquetelaria do Shiro e do Pina

Criatividade e sabor nos bares dos Jardins e Barra Funda

Olá, amigos do Balcão!

Todos bem?

Essa semana, visitei dois bares na cidade. Um deles, completamente novo, uma extensão de um reconhecido restaurante japonês na região dos jardins. O outro não é novo, mas acabou de reabrir após uma reforma, na Barra Funda.

Achei conveniente falar do Shiro e do Pina no mesmo post. Acho que são dois ótimos exemplos de como a coquetelaria pode apontar para lados diferentes (até opostos) e ainda assim trazer criatividade, elegância, sabor e qualidade.

Vem comigo nessa.

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Minha primeira parada será no Shiro ( Rua Padre João Manuel, 712 - Cerqueira César)

O Shiro fica em cima do restaurante Kuro. No bar cabem 10 pessoas (12, talvez, se der uma apertadinha). Só com reserva antecipada é possível acessá-lo - em três janelas de horário: 19h, 21h15 e 23h15.

A primeira boa surpresa da casa é encontrar a bartender Ana Gumieri trabalhando em outro registro e com outros produtos. Aqui, você encontra a Ana encontrando equilíbrio em destilados como Awamori, shochu e, claro, no uísque japonês.

Ana Gumieri Foto: Arquivo Pessoal

A delicadeza dos produtos combina com a delicadeza (e elegância) na execução. O resultado é o foco no sabor (e não na potência). Toda a experiência no Shiro merece atenção. Um lugar para bebedores com repertório.

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Destaco o ‘Su com Cumaru’ - com cachaça branca com matcha, shurb de cumaru e limão taiti (aqui a cachaça é pré-aquecida). Também vale muito experimentar o Tosuto - com uísque japonês, arroz tostado, akamisso, xarope de mel e limão taiti.

Laranja de ouro, um dos 8 coquetéis autorais no novo Shiro Foto: Rubens Kato

Os drinques autorais variam de R$ 45 a R$ 80.

Minha amiga e repórter do Paladar Fernanda Meneguetti fez um belo registro sobre sua visita ao Shiro. Leia aqui.

Agora vamos para o próximo.

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Minha segunda parada é o Pina ( R. Brigadeiro Galvão, 177 - Barra Funda)

O Pina acaba de reabrir depois de um período de reforma. E com a reabertura veio uma nova carta de coqueteis - substituindo o menu já clássico das linhas de metrô.

Agora, trata-se de um mergulho nas memórias familiares de quem faz e trabalha no Pina. A carta vem acompanhada de um álbum de fotos - destacando momentos da vida que, por algum caminho, levou à criação de determinado coquetel.

Um bom exemplo disso é o Pereira (uma releitura do Garibaldi). O proprietário do Pina e bartender da casa, Gabriel Szklo, conta que na infância tinha um fascínio por uvaia (fruta típica da Mata Atlântica) e sempre quis encontrar um coquetel que reproduzisse essa sensação. Com a simplicidade do encontro entre a uvaia e o campari nasceu esse ótimo coquetel.

Drinque com uvaia Foto: Arquivo Pesssoal

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A carta ainda tem ótimos achados como o Acuérdate de la Pensión - com tequila, cynar e jerez; e o Pina Martini - com gim, jerez, água mineral e levedura.

Para uma explosão de sabor, sugiro o Salsa Jerezana - com jerez, água de tomate, nori, gergelim, chá preto lapsang souchong, missô, mel, ácido cítrico e tintura de levedura.

Os drinques autorais variam de R$ 28 a R$ 40.

O novo balcão do Pina Foto: Arquivo Pessoal

Vodca

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A marca sueca Absolut é patrocinadora oficial da edição de 2023 do Tomorrowland, um dos maiores festivais de música eletrônica do mundo, que acontece pela terceira vez no Brasil, no Parque Maeda em Itu, São Paulo.

E para celebrar essa união, a marca criou uma garrafa exclusiva de edição limitada, desenvolvida especialmente para os fãs do Tomorrowland e colecionadores das icônicas garrafas de Absolut. Seu design foi inspirado no festival e nas borboletas azul e laranja presentes no rótulo e que simbolizam o espírito de liberdade do Tomorrowland, a mudança positiva e a sensação de novos começos.

Mais Vodca

A Grey Goose comemora o Mês da Vodca com o lançamento da garrafa de edição limitada Night Vision, criada exclusivamente para bares e casas noturnas do Rio e de São Paulo. A garrafa traz uma representação das luzes da Aurora Boreal e reflete o posicionamento da campanha global Vive La Vodka;

A garrafa possui folhas holográficas brilhantes e reflexivas que criam uma aparência sofisticada, enquanto um disco de luz na base pode ser programado para pulsar em harmonia com a música ambiente, energizando o espaço ao seu redor.

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