Muitas pessoas compram alimentos semanalmente ou mensalmente para mantê-los reservados durante esse período. No entanto, garantir o armazenamento correto é essencial para preservar a vida útil dos alimentos, evitar desperdícios e economizar, já que tudo é consumido. Separamos três dicas essenciais para armazenar alimentos:
Dica 1
Não faça uma compra sem antes ter se organizado em relação as quantidades necessárias e considerando ainda o equilíbrio entre alimentos com maior e menor durabilidade, como recomenda a chef Estela Passoni. Portanto, a primeira dica está relacionada ao planejamento.
Também existem pontos a serem analisados sobre o alimento, como o prazo de validade e, em relação as frutas, o seu amadurecimento. Isso tem a ver com o planejamento, pois assim você pode comprar frutas maduras ou congelar alimentos que não irá consumir e ainda estão longe de vencer.

Dica 2
Como mencionado anteriormente, congelar alimentos pode ser uma forma de evitar que eles estraguem. Considerando isso, é necessário saber usar o freezer de modo eficiente: geralmente, as prateleiras de cima são mais geladas, enquanto a temperatura é menos intensa na parte debaixo e, por último, a porta da geladeira é o local onde menos esquenta.
Essas informações são fundamentais pois te ajudam a organizar o seu freezer e, mais do que isso, priorizar o congelamento que cada alimento necessita. Confira também o manual de instruções do equipamento antes do congelamento.

Dica 3
Se você continua com algumas dúvidas, aqui vai uma lista de alimentos que geralmente são comuns em lares e suas formas corretas de serem armazenados. Confira mais dicas de como armazenar alimentos nesta matéria completa.
- Pães: esses alimentos devem ser armazenados em sacos vedados, e no caso do industrializado, basta reservá-lo na própria embalagem.
- Laticínios: deixe os lacticínios na parte superior da geladeira, ou então siga as instruções de conservação e validade descritas nas embalagens. Após abertos, reserve esse grupo em recipientes fechados e individuais.
- Verduras: as verduras devem ser armazenadas em vasilhas fechadas na parte mais quente da sua geladeira.
- Legumes: o ideal é congelar a maioria dos legumes, como batata, cenoura e abóbora, e depois utilizá-los diretamente na panela.