PUBLICIDADE

Radar

Veja dicas essenciais para melhorar a sua capacidade de identificar aromas em vinhos

O aroma é uma característica importante da bebida e a atenção a esse aspecto melhora a experiência de consumo

Amostras de baunilha, iogurte, erva-doce e outros trinta tipos de cheiros para aprender a identificar aromas nas taças de vinhos. Foto: Daniel teixeira/EstadãoFoto: Daniel teixeira/Estadão

Entre as muitas características que um vinho contém está o aroma, que pode variar de acordo com o tipo, a safra, o modo de produção, o período de envelhecimento e outros vários fatores.

O aroma é um aspecto importante da bebida, ganhando seu devido lugar de atenção em degustações profissionais ou amadoras. Alguns vinhos apresentam cheiros que se assemelham a chocolate, café, flores, mel, pimenta e até frutas diferentes da uva utilizada na fabricação, e isso acontece por causa de uma dos compostos químicos gerados através de processos de vinificação, levedura e envelhecimento.

Quando se trata de experimentação, certamente as percepções de aroma podem variar de pessoa para pessoa, inclusive há quem não consiga captar aroma nenhum, mas existem formas de se aprimorar essa habilidade, conforme aponta o especialista Beto Gerosa em matéria para o Guia dos Vinhos.

Para aprender a captar melhor os cheiros que a bebida apresenta, primeiro é preciso reconhecer a importância desse aspecto, que está intrinsecamente ligado ao paladar. Se você tomar um gole de vinho e, em seguida, repetir a ação com o nariz tampado, vai perceber que o sabor será muito mais difícil de ser notado.

Agora, tendo em vista que muito do que se bebe também se cheira, é também necessário entender que o reconhecimento olfativo tem a ver com memória, experiência e treino. Só dá para captar notas florais, por exemplo, se você já teve contato com o perfume de algumas flores.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE