Cientistas da Universidade Técnica Federal Suíça, em Zurique, criaram um gel comestível que promete ajudar as pessoas com esfeitos negativos das bebidas alcoólicas. O estudo foi publicado na revista científica Nature Nanotechnology.
Gel de whey, ferro e ouro
O produto nada mais é do que a proteína de soro de leite (whey) cozida por várias horas e entrelaçada com moléculas de ferro e ouro. Com o gel, a ideia é realocar a metabolização do álcool pelo corpo do fígado para o trato digestivo. Assim, se consumido, o gel daria um salto na metabolização do álcool no intestino, antes mesmo de chegar à corrente sanguínea e começar a causar os efeitos negativos.
Teste do gel comestível
Para testar o gel, os pesquisadores intoxicaram um grupo de ratos com álcool e, em seguida, os alimentaram com o produto. A introdução do gel no trato digestivo dos ratos tinha que acontecer bem rápido, enquanto o álcool ainda estava lá, porque o produto não consegue entrar na corrente sanguínea e prender retroativamente o álcool enquanto ele está a caminho do processamento pelo corpo.
Introduzidos a tempo junto com o álcool, os camundongos no grupo de teste exibiram níveis de álcool radicalmente reduzidos, cerca de 40% a 50% mais baixos do que o outro grupo, em que apenas os fígados foram encarregados da tarefa de metabolizar o veneno. O grupo que ingeriu o gel também demonstrou menos danos corporais em geral.
Teste em humanos
Os testes em humanos ainda não aconteceram, mas o gel é uma esperança para quem gosta de um bom vinho ou uma cerveja e, desta forma, garantir a diversão no futuro sem se preocupar com os efeitos do álcool. A equipe da Universidade Técnica Federal Suíça já solicitou uma patente para o gel.
Uma dica prematura, já que o produto não está disponível, é que você tem que ingerir o gel comestível enquanto ou antes de beber, não depois, para que tenha o efeito desejado. Além disso, demora um certo tempo até que ele funcione.