PUBLICIDADE

Radar

Preço alto do azeite faz com que supermercados tomem medida drástica: ‘Virou coisa de rico’

Vários usuários compartilharam fotos nas redes sociais comprovando esse cenário; veja

Inflação do azeite. Foto: Wesley GonsalvesFoto: Wesley Gonsalves

Usuários têm compartilhado nas redes sociais uma cena inusitada em alguns supermercados: agora, as garrafas de azeite estão sendo lacradas com um selo de segurança, que só é retirado no momento em que o consumidor está pagando pelo produto.

Esse fato tem chamado ainda mais atenção para os preços do produto, principalmente no X (antigo Twitter), onde várias fotos comprovam essa situação. “Aparentemente azeite de oliva virou coisa de rico. No supermercado que sempre vou, o azeite Gallo 500 ml está R$ 57”, escreveu um usuário da rede social.

PUBLICIDADE

As mudanças nos preços do azeite vêm impactando os consumidores desde o ano passado, especialmente aqueles que utilizam o produto para dar sabor a receitas caseiras.

Por que o azeite está caro?

Segundo matéria do Estadão, os preços atuais estão no nível mais alto em sete anos. Alguns dos motivos atribuídos, de acordo com especialistas, são questões climáticas, variações do dólar e fatores cambiais. Leia mais detalhes.

Além disso, o aquecimento global pode estar afetando a colheita das azeitonas, já que um clima ameno faz parte das etapas essenciais que resultam em um bom azeite, como explicam produtores espanhóis na matéria de Matheus Mans. Confira o conteúdo completo.

PUBLICIDADE

O melhor azeite brasileiro

Apesar desse cenário desafiador, há quem não abra mão do azeite na culinária caseira. Para ajudar na escolha de uma marca de qualidade, o Paladar testou versões nacionais disponíveis nas prateleiras, e a primeira colocada se destacou pelo sabor, aroma e frescor. Veja o resultado.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE