Um grupo de 300 empreendedoras de impacto tem se destacado como agente da transformação social. Parte de uma comunidade global de 21 países – reunida pelo programa Cartier Women’s Initiative –, elas criaram soluções bem-sucedidas, baseadas no mercado de desafios mundiais, em setores como o de cuidados da saúde, educação, sistemas alimentares e soluções climáticas. Na edição 2024 do programa, criado pela Cartier em 2006, 33 novas integrantes estarão reunidas, em 22 de maio, na premiação que acontecerá na China.
Aberto a empresas geridas por mulheres, esse programa anual de empreendedorismo internacional capacita empreendedoras de impacto social e ambiental. Neste ano, uma das finalistas na categoria América Latina e Caribe é a brasileira Isabela Chusid, fundadora da Linus – negócio que oferece uma gama de produtos alinhados ao estilo de vida sustentável, incluindo uma linha de sandálias ecológicas fabricadas com PVC microexpandido. Os produtos são 100% recicláveis, veganos e feitos com 70% de recursos renováveis e 20% de material reciclado.
O reconhecimento da Cartier Women’s Initiative à Linus vem da constatação do alto dano provocado pelo fast fashion ao meio ambiente e a escassez de alternativas sustentáveis para endereçar o desafio de consumidores que querem opções mais acessíveis, elegantes e alinhadas com a preservação ambiental. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), essa indústria gera até 8% das emissões globais de carbono. Isabela, segundo os organizadores da premiação, oferece uma alternativa acessível aos consumidores e lucrativa para as empresas que revendem produtos sustentáveis.
A trajetória da empreendedora na criação do produto teve como componente a necessidade pessoal. Isabela já acompanhava a problemática do impacto ambiental da indústria da moda quando foi diagnosticada, em 2018, com frouxidão ligamentar nos pés. Em busca de calçados confortáveis e bonitos – que apoiassem os pés, fossem de fácil uso e tivessem um menor impacto ambiental –, ela decidiu que deveria criar a própria solução, já que o mercado não contava com tal produto.
Trabalhando com ortopedistas, engenheiros de materiais e outros especialistas, a empreendedora lançou a marca em 2018, após seis meses de desenvolvimento. Hoje, os produtos da Linus são fabricados inteiramente no Brasil para reduzir as emissões de carbono relacionadas à importação de matéria-prima e promover o desenvolvimento local. As sandálias – que são fabricadas com um único material (PVC expandido), livre de metais pesados – possuem certificação vegana, o que significa que o material utilizado na composição não é testado em animais; a empresa substituiu os óleos plastificantes e lubrificantes de origem animal pelos vegetais.