Com a retomada da atividade econômica brasileira, após sofrer grande impacto durante a pandemia, a palavra de ordem para as pequenas e médias empresas passou a ser, mais do que nunca, a produtividade. Tornar-se mais produtivo é o desejo de toda empresa, mas para chegar lá é preciso um caminho que inclui otimizar processos, criar estratégias e agregar valor ao produto ou serviço oferecido.
"As empresas brasileiras, de um modo geral, não são produtivas. Nos últimos 30 anos, o Brasil manteve praticamente o mesmo nível de produtividade, enquanto outros países avançaram muito. Hoje, é preciso quatro trabalhadores brasileiros para gerar o mesmo valor que um trabalhador norte-americano, por exemplo. É nas micro e pequenas empresas que essa diferença é maior. Ainda há muito espaço para nossos pequenos negócios se aprimorarem e se tornarem mais produtivos", explica Roberta Aviz, analista da Unidade de Competitividade do Sebrae.
Em vídeo produzido para o Estadão Carreira e Empreendedorismo, a especialista ensina a analisar a produtividade de uma empresa e dá dicas de como o seu negócio pode ser mais produtivo.
O material é parte de uma série de vídeos que trará outros profissionais do Sebrae para tirar dúvidas dos leitores (veja mais abaixo). Para participar, envie sua pergunta para pme@estadao.com. Abaixo, confira as dicas de Roberta Aviz:
Confira outros vídeos sobre empreendedorismo
Como internacionalizar sua empresa e exportar? Veja dicas do Sebrae
Site próprio ou marketplace? Veja dicas de especialista do Sebrae
Veja dicas do Sebrae para enviar produto e gerenciar estoque de loja online
3 dicas do Sebrae para a saúde mental dos empreendedores
4 dicas do Sebrae sobre marketing digital em tempos de redes sociais
Quer debater assuntos de Carreira e Empreendedorismo? Entre para o nosso grupo no Telegram pelo link ou digite @gruposuacarreira na barra de pesquisa do aplicativo
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.