PUBLICIDADE

Publicidade

Pequenas que fazem negócio com as grandes aumentam o faturamento

É o que mostra pesquisa divulgada nesta quarta-feira durante evento Encadear, do Sebrae

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O Sebrae apresentou nesta quarta-feira, 21, uma pesquisa inédita sobre os impactos do relacionamento de pequenos negócios com grandes empresas. O resultado é positivo para ambos os lados. As pequenas registraram aumento de faturamento, lucro e qualidade. Já as grandes aumentaram o número de fornecedores e constataram maior qualidade dos produtos e serviços dos fornecedores. Os dados foram apresentados durante o Fórum Encadear, que segue até quinta-feira, em São Paulo. 

PUBLICIDADE

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais ::::: Twitter :::: Facebook :::: Google + ::

A pesquisa foi feita com empresários participantes do programa Sebrae de Encadeamento Produtivo e mostra que para 66% dos negócios registraram aumento no faturamento, sendo que o crescimento médio foi de 34%. Outro dado positivo foi que 71% das pequenas empresas aumentaram a qualidade dos seus produtos e serviços, e como consequência, as reclamações caíram 28%.

As parcerias também refletiram am aumento das contratações para 47% das empresas e alta da produtividade para 58% dos negócios. "Não queremos tornar a pequena empresa dependente de um único cliente, mas prepará-la para o mercado", afirmou o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

Atualmente, o Sebrae tem 116 projetos relacionados ao tema que envolvem mais de 19 mil empresas e 60 companhias de grande porte. A entidade estima que as parcerias movimentam R$ 4,5 bilhões em negócios.

Resultados. O evento contou com a participação de grandes empresas, como Gerdau, L´Oreal, Invepar e a associação dos fabricantes de veículos, a Anfavea. O estudo do Sebrae também apontou que as grandes empresas são beneficiadas com as parcerias. 

Setenta por cento delas aumentaram a participação de pequenas empresas no seu volume de compras e 60% no volume de vendas. A pesquisa ainda mostrou que 80% das companhias registraram melhor aproximação com o consumidor final após parceria com distribuidores.

Publicidade

O primeiro dia do encadear ainda teve discussões sobre oportunidades e desafios do encadeamento produtivo e casos de sucesso tanto na visão do pequeno negócio quanto na visão da grande empresa. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.