PUBLICIDADE

TV paga atinge todos os gostos e bolsos

Por crespoangela
Atualização:

Texto de Andréia Fernandes

PUBLICIDADE

Foi-se o tempo em que a televisão por assinatura era um serviço caro, acessível apenas às famílias mais abastadas. Com pacotes a partir de R$ 49,90 mensais, a programação diferenciada da TV paga tem atraído cada vez mais brasileiros.

Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA) revelou que, até o terceiro trimestre de 2005, 3,9 milhões de pessoas tinham o serviço. "A TV por assinatura brasileira é uma indústria já consolidada no mercado nacional", diz Francisco Valim, presidente do Conselho Diretor da ABTA. E segue em ampla expansão: o setor estima que, até 2010, o número de assinantes no Brasil ultrapasse os 5 milhões.

Avalie as diferentes tecnologias

Publicidade

O consumidor que deseja fazer parte desse número vai encontrar uma enorme variedade à disposição: existem hoje 107 canais de TV paga, apresentados em 15 gêneros de programação, de acordo com levantamento apresentado no Anuário Pay-TV 2006, da Editora Glasberg. Como fazer, então, uma escolha certeira - que não só caiba no orçamento mensal como também atenda às suas expectativas?

Em primeiro lugar, é preciso avaliar as diferentes tecnologias oferecidas e analisar qual delas se adapta melhor ao seu bolso. No MMDS, por exemplo, os sinais são transmitidos por microondas. "O serviço é mais barato, mas tende a sofrer mais interferência", explica Maria Inês Dolci, advogada da Fundação Pro Teste.

A tevê digital (a cabo ou via satélite), por sua vez, oferece som e imagens melhores, interatividade, uma quantidade maior de canais, sistema de navegação por menus, jogos e até conteúdo informativo parecido com o da internet. Mas custa bem mais caro. Maria Inês ressalta, porém, que não basta apenas prestar atenção nos pacotes e preços oferecidos pelas operadoras. "Existem outras informações que, geralmente, não são passadas ao consumidor de pronto", alerta. DirecTV, NET, Sky e TVA, principais empresas do setor, cobram taxas de adesão para aceitarem novos clientes. "Também há a taxa de instalação que, exceto no caso de tevê a cabo, é cobrada por todas as operadoras", lembra a advogada.

>

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.