PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Promotoria da Alemanha pode enviar ao Brasil dados sobre Siemens

Ministério Público de Munique recebeu pedido de cooperação da Promotoria em São Paulo; alemães afirmara que existe pré-disposição em ajudar o Brasil

Por Lilian Venturini
Atualização:

por Fausto Macedo e Jamil Chade

PUBLICIDADE

O Ministério Público da Alemanha poderá enviar ao Brasil informações que reforçam a investigação sobre o cartel no sistema metroferroviário que teria operado em São Paulo e em Brasília entre 1998 e 2008.

Após pedido do Ministério Público paulista, a Promotoria de Munique se dispôs a reunir documentos relativos a negócios da multinacional alemã no Brasil. A Siemens revelou o cartel em acordo de leniência firmado com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), em maio de 2013.

Nesta quinta, 27, o tribunal de Munique confirmou ao Estado que recebeu as cartas rogatorias do Brasil nas quais o Ministério Público do Estado de São Paulo solicitou colaboração para fornecer informações que possam contribuir com a investigação sobre o cartel no Brasil.

Segundo os alemães, as cartas serão avaliadas, mas existe uma pre-disposição em ajudar o Brasil no caso.

Publicidade

Alemanha vai encaminhar informações que podem ajudar nas investigações da empresa no Brasil. Foto: Reprodução

Promotores de Justiça e procuradores da República (Ministério Público Federal) deverão receber diversos documentos do órgão de Munique, onde a Siemens tem sua sede, incluindo dados de sigilo bancário e telefônico e outros documentos. O cartel é mais um na longa lista de polêmicas que envolvem a multinacional alemã, que já foi condenada em outros países por conduta contra a livre concorrência, informa a DW.

"O caso no Brasil pôs em questão os esforços anticorrupção da Siemens, que na década passada prometeu revisar suas práticas, trocou quase toda a sua diretoria e teve que pagar multas bilionárias na Alemanha após um escândalo de pagamento de propinas", diz a agência.

A Siemens não se manifestou sobre a cooperação entre a Promotoria de Munique e o Ministério Público brasileiro.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.