EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Coluna do Estadão

| Por Roseann Kennedy

Roseann Kennedy traz os bastidores da política e da economia, com Eduardo Gayer e Augusto Tenório

Instituto Brasil-Israel defende ‘direito à manifestação’ em acampamentos pró-Palestina na USP

Movimento na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas é inspirado nas universidades norte-americanas

PUBLICIDADE

Foto do author Roseann Kennedy
Por Roseann Kennedy
Atualização:

O Instituto Brasil-Israel defendeu o “direito à manifestação e protesto pacífico nas universidades brasileiras, sem emprego do discurso de ódio”. Na segunda-feira, estudantes da USP iniciaram um acampamento pró-Palestina nos corredores da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. O movimento é inspirado nas universidades norte-americanas.

PUBLICIDADE

O Instituto também ressaltou a importância de manter as relações das instituições de ensino superior brasileiras com as israelenses. O texto ressalta que privar alunos e professores de conexões com pares que manifestam pontos de vista diversos é limitar o livre intercâmbio de ideias e distanciá-los da paz e da coexistência.

“Cabe a todos nós defender as universidades brasileiras, que devem ser espaços de liberdade e respeito e precisam cumprir seu papel: formar seres humanos capazes de exercer o pensamento crítico sem perder de vista a empatia, promover a tolerância, imaginar futuros melhores e educar para a paz e em paz”, disse em nota.

Estudantes e movimentos sociais acampam na FFLCH para pedir o cessar-fogo de Israel na Faixa de Gaza. Foto: Felipe Iruata/Estadão
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.