O deputado Danilo Forte (PSB-CE) solicitou ao chanceler Aloysio Nunes Ferreira que dois diplomatas recém-formados ganhassem postos em Londres. Numa carta de 30 de maio, o parlamentar intervém em nome do casal para um dos destinos mais cobiçados dentro da diplomacia brasileira.
Surpresos pelo pedido, representantes do Itamaraty não esconderam a insatisfação diante da iniciativa do deputado. Procurado pela reportagem, o parlamentar informou, por intermédio de sua assessoria de imprensa, que enviou a carta para atender a uma família cearense que lhe pediu apoio.
Na carta, o deputado “solicita avaliar a possibilidade de que, no Plano de Remoções desse Ministério, objeto de Portaria 421, de 23 de maio do ano corrente, o Terceiro-Secretário Fabio Cunha Pinto Coelho seja designado para remoção, em Missão Permanente, para a embaixada do Brasil em Londres, e que sua cônjuge, a Terceira-Secretária Camilla Neves Moreira, seja designada para servir na mesma embaixada, em missão transitória”.
A carta, oficial do gabinete do deputado, é ainda acompanha pelo curriculum dos diplomatas mencionados. A iniciativa foi alvo de comentários dentro da chancelaria.
Camilla foi a oradora de sua turma, formada no dia 20 de abril deste ano. Questionado, o Itamaraty ainda não respondeu à reportagem.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.