O tipo de munição encontrada com o pescador suspeito de ligação com o desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, no Vale do Javari (AM), sugere uma ligação com o crime organizado estrangeiro. Segundo fontes com acesso às investigações, a munição que justificou a prisão em flagrante do homem identificado como “Pelado” era de calibre 762, usada em fuzis, e tinha origem peruana.
:quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/UU5PAMYW5JDFTN3NF75IMXG2WQ.png 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/n_zRFKqpbJozMuLAodkla08Wu6M=/768x0/filters:format(png):quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/UU5PAMYW5JDFTN3NF75IMXG2WQ.png 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/j4nLXck5P4rJsiRI27m9Cs51HjE=/936x0/filters:format(png):quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/UU5PAMYW5JDFTN3NF75IMXG2WQ.png 1322w)
Embora ele seja o principal suspeito até agora, a prisão não tem ligação direta com o caso do desaparecimento. O pescador foi preso em flagrante por uma equipe da Polícia Militar do Amazonas.
O homem identificado como “Pelado” vive na comunidade de São Rafael, conhecida por servir como espécie de base para traficantes de drogas e exploradores invadirem as terras indígenas do Vale do Javari.
:quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/WSYHVA2A4ND5ZAMYKEVKZB77CE.jpg 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/7Tz-Lp43ahQlTQ6DcVQITkFPDeU=/768x0/filters:format(jpg):quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/WSYHVA2A4ND5ZAMYKEVKZB77CE.jpg 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/RyaV1pESxEzT7quSgiqWQDyR_S0=/936x0/filters:format(jpg):quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/WSYHVA2A4ND5ZAMYKEVKZB77CE.jpg 1322w)
Bruno Pereira e Dom Phillips foram vistos pela última vez na manhã do último domingo, 5. Eles deveriam chegar na cidade de Atalaia do Norte (AM) por volta das 9 horas, o que não ocorreu.
O governo federal tem sido criticado pela pouca estrutura disponibilizada para fazer realizar as buscas. As famílias dos desaparecidos e diversas personalidades, como o ex-jogador Pelé, também cobram urgência na resposta.