Dom Phillips e Bruno Pereira: Munição apreendida sugere elo do suspeito com crime internacional

Identificado como ‘Pelado’, o suspeito vive na comunidade de São Rafael, conhecida por servir como espécie de base para traficantes de drogas e exploradores de terras indígenas do Vale do Javari; repórter britânico e indigenista estão desaparecidos desde domingo

Por Vinicius Valfre
Atualização:

O tipo de munição encontrada com o pescador suspeito de ligação com o desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, no Vale do Javari (AM), sugere uma ligação com o crime organizado estrangeiro. Segundo fontes com acesso às investigações, a munição que justificou a prisão em flagrante do homem identificado como “Pelado” era de calibre 762, usada em fuzis, e tinha origem peruana.

PUBLICIDADE

Embora ele seja o principal suspeito até agora, a prisão não tem ligação direta com o caso do desaparecimento. O pescador foi preso em flagrante por uma equipe da Polícia Militar do Amazonas.

O homem identificado como “Pelado” vive na comunidade de São Rafael, conhecida por servir como espécie de base para traficantes de drogas e exploradores invadirem as terras indígenas do Vale do Javari.

O indigenista Bruno Araújo Pereira desapareceu junto com o jornalista inglês Dom Phillips durante uma viagem pelo rio Ituí, no Vale do Javari. Servidor licenciado da Funai, Pereira vinha recebendo ameaças.  Foto: Bruno Jorge/Funai e Dom Phillips/Twitter

Bruno Pereira e Dom Phillips foram vistos pela última vez na manhã do último domingo, 5. Eles deveriam chegar na cidade de Atalaia do Norte (AM) por volta das 9 horas, o que não ocorreu.

O governo federal tem sido criticado pela pouca estrutura disponibilizada para fazer realizar as buscas. As famílias dos desaparecidos e diversas personalidades, como o ex-jogador Pelé, também cobram urgência na resposta.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.