PUBLICIDADE

Eleições na Argentina: Flávio faz postagem pró-Milei; Janja e governistas defendem Sergio Massa

Definição do próximo presidente argentino nos próximos quatro anos também polarizou as redes sociais dos políticos no Brasil

Foto do author Gabriel de Sousa
Por Gabriel de Sousa

BRASÍLIA - No dia do segundo turno das eleições na Argentina, políticos governistas e de oposição estão divididos entre apoiar o libertário Javier Milei (La Libertad Avanza) e peronista Sergio Massa (Unión por la Patria) no X (antigo Twitter). A primeira-dama Janja da Silva, mostrou o seu apoio a Massa ao postar uma tirinha da personagem Mafalda, enquanto que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) defendeu a vitória de Milei como forma do País “se livrar da esquerda’.

Argentina decide neste domingo, 19, qual será o próximo presidente do País pelos próximos quatro anos. Os candidatos são o libertário Javier Milei (à esquerda) e o peronista Sergio Massa (à direita) Foto: Luis Robayo/POOL/AFP

Na manhã deste sábado, 19, a primeira-dama publicou uma foto de Mafalda, de autoria do cartunista argentino Quino, junto com a Mônica, do brasileiro Maurício de Sousa. Na legenda, Janja escreveu “Que Massa esse abraço!”. O termo “massa” foi colocado com a primeira letra em maiúsculo para se referir ao candidato de centro-esquerda do Unión por la Patria.

Na última terça-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o País vizinho precisa eleger um presidente que “goste de democracia”. O petista classificou a Argentina, principal parceiro do Brasil na região, e o bloco Mercosul como “muito importante” para o país e afirmou que os dois países precisam um do outro. Ao longo da sua campanha à Casa Rosada, Milei sugeriu que poderia retirar os argentinos do bloco caso seja eleito.

Outros políticos governistas também declararam os seus apoios para Massa, ou as suas rejeições ao libertário. O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), vice-líder do governo Lula no Congresso Nacional, comparou Milei ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e disse que o peronista seria a “certeza de que a Argentina seguirá pelo caminho da democracia e da união, sem nenhuma armadilha ou aventura”.

Bolsonaristas relacionam liberdade com a vitória de Milei

Flávio Bolsonaro publicou um post de apoio ao libertário, e afirmou que a Argentina tem uma oportunidade de “se libertar da esquerda, de décadas de hiperinflação e de crise econômica e social”. A declaração do filho do ex-presidente faz referência ao fato de Massa ser o atual ministro da Economia do País, que registrou uma inflação de 142,7% em outubro.

O deputado federal Rodrigo Valadares (União-SE) publicou uma imagem de Milei nas suas redes sociais e afirmou que o libertário está indo “rumo a vitória”. “Que o povo argentino escolha o caminho da liberdade e da prosperidade”, afirmou.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.