PUBLICIDADE

Gabeira anuncia candidatura ao governo do Rio

Além de resolver um impasse que já durava seis meses, o deputado oficializou alianças com PSDB, DEM e PPS

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

RIO - Depois de mais de seis meses de impasse, o deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) confirmou nesta segunda-feira sua candidatura ao governo do estado do Rio e oficializou a aliança com PSDB, DEM e PPS.

 

Veja também:

Brasil é maior que currículos de Lula e FHC, diz Marina

 

PUBLICIDADE

O acordo, sacramentado depois de três horas de reunião, também prevê a participação do parlamentar em atos de campanha do candidato tucano à presidência, José Serra.

 

Até o encontro desta segunda, Gabeira e lideranças do PV do Rio mantinham firme a posição de que só fariam campanha para Marina Silva, nome do partido à sucessão do presidente Lula. Os compromissos de Serra no Rio seriam acompanhados apenas pelos candidatos a vice e ao Senado da coligação - indicados pelos demais partidos. O pré-candidato do PV ao governo do Rio confirmou que Serra e Marina participarão da convenção que oficializará seu nome na disputa, em junho.

 

"Pretendemos lançar no dia 23, de manhã. Vamos começar a mobilização. Não será ainda com a presença dos candidatos a presidência porque nós preferimos que eles venham na convenção", explicou Gabeira.

 

Indicado como candidato a vice na chapa, o ex-deputado federal Márcio Fortes (PSDB) confirmou que a oficialização do acordo possibilitará a elaboração de uma agenda de pré-campanha de Serra no Rio. Fortes confirmou a presença de Gabeira nos eventos de Serra no Estado. "O Gabeira anda com ele", disse Fortes. "O Serra tem um palanque. A Marina também tem. Mas o Serra tem um palanque bom, uma candidatura vitoriosa, que pode ganhar a eleição e não terá limites. Nossa coligação é adotada por todos universalmente e fará uma bela campanha à presidência da República. Tanto para o Serra quanto para Marina", avaliou o tucano.

 

Pivô da crise que se instaurou entre os partidos, o ex-prefeito do Rio Cesar Maia (DEM) teve sua candidatura ao Senado confirmada na reunião de ontem. O PV do Rio resistia em formalizar a aliança tendo ele como representante dos Democratas. Apesar do acordo, os verdes também confirmaram que a vereadora Aspásia Camargo concorrerá. Caso a Justiça Eleitoral se manifeste contrariamente ao lançamento desse tipo de candidatura independente, o partido não criará embaraços para a coligação - de acordo com o presidente da legenda no Rio, Alfredo Sirkis. O outro nome da aliança ao Senado será o advogado Marcelo Cerqueira, do PPS. "Gabeira já disse que o melhor candidato ao Senado é o Cesar Maia e confirmou que fará campanha para ele", disse a deputada federal Solange Amaral (DEM), representante do partido e do ex-prefeito na reunião.

 

Apesar do acordo, Gabeira terá que lidar com resistências veladas. O próprio presidente regional do PSDB, o prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito, saiu da reunião logo no início. Com cara contrariada, confirmou a aliança, mas disse que a prioridade era a eleição de Serra.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.