Três ideias centrais do mundo jornalístico - as de que a credibilidade é essencial, a liberdade de expressão é inegociável e o mercado leitor é o motivo de sua existência - serão o eixo condutor, nos próximos dois dias, das palestras e debates do 10.º Congresso Brasileiro de Jornais, que se realizará em São Paulo.
Organizado pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), o evento - apontado como o mais importante da indústria jornalística brasileira - reunirá cerca de 600 profissionais no WTC Events Tower - que fica junto ao Sheraton São Paulo WTC Hotel, na zona sul da capital. O tema do encontro já prenuncia a intenção dos seus promotores: “Ruptura, Inovação e Avanço”. Seu ponto forte será um conjunto de medidas preparadas pela ANJ e destinadas a “fortalecer os jornais diante do mercado, buscando formas de aumentar suas receitas”.
“A imensa e qualificada audiência que os jornais alcançam hoje, somando-se o impresso e o digital, demonstra claramente que a sociedade precisa e quer as informações que produzimos, as opiniões que veiculamos”, diz o presidente da ANJ, Carlos Lindenberg Café, que abrirá o evento às 9h de amanhã.
Um dos grandes objetivos do congresso, destaca o diretor executivo da ANJ, Ricardo Pedreira, “é levar ao mercado anunciante, às agências de publicidade, um novo posicionamento dos jornais”. O setor quer apresentar ao mercado “novas práticas e novas iniciativas que visam facilitar nossa relação com eles”.
Pedreira vê um casamento entre as duas pontas do processo: “Se o jornal é tão importante para a democracia, a publicidade também é importante em nosso modelo de negócios”. Como ele ressalta, “uma sociedade aberta, plural, de livre iniciativa, uma imprensa vigorosa depende muito dos investimentos publicitários que recebe”.
A palestra de abertura antecipa o tom das que se seguirão: “Inovar para Avançar”, a cargo de Jean-Marie Dru, presidente mundial da rede de agências TBWA Worldwide. Ao longo dos dois dias, executivos de áreas técnicas e digitais, diretores de jornais e convidados debaterão os desafios em áreas como publicidade, mercado leitor e relação com anunciantes (mais informações no quadro abaixo).
Homenagens. Na terça-feira de manhã, esses painéis abrirão espaço para dois momentos especiais. O primeiro, uma sessão de homenagem aos jornalistas Ruy Mesquita, do Grupo Estado, e Robert Civita, do Grupo Abril, falecidos em maio do ano passado, pela contribuição que deram ao jornalismo e à defesa da liberdade de expressão ao longo de suas vidas e carreiras.
O outro momento será a entrega do Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa à advogada colombiana Catalina Botero Marino, que comanda a Relatoria Especial de Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), da OEA. Por seis anos à frente dessa relatoria, Catalina Botero destacou-se pela coragem com que enfrentou os ataques aos direitos humanos e à liberdade de expressão no continente.
O programa original previa a presença dos três principais candidatos à Presidência da República. Com o acidente que tirou a vida do candidato Eduardo Campos (PSB), os organizadores negociavam, ainda ontem, uma alternativa para esse item. Programação do Congresso
Segunda-feira (18/08)
9 horas
Abertura oficial, pelo presidente da ANJ, Carlos Lindenberg Neto.
(A confirmar: fala da presidente da República, Dilma Rousseff, candidata à reeleição.)
Palestra de abertura:
“Inovar para Avançar”, pelo presidente mundial da TBWA, Jean-Marie Dru
11h30
“As ações de reposicionamento dos jornais brasileiros diante do mercado”. Palestrantes: Ana Amélia Filizola (Grupo GRPCOM), Antonio Manuel Teixeira Mendes (Grupo Folha),
Christiano Nygaard (Grupo Estado), Eduardo Smith (Comitê de Mercado Anunciante da ANJ), Guilherme Pereira (Grupo GRPCOM), Marcelo Moraes (Infoglobo)
14h15
(A confirmar: fala do senador Aécio Neves, candidato à Presidência da República)
14h45
Teatro WTC – Comitê Editorial: “Publicidade nativa e conteúdo patrocinado”. Com Ebele Wybenga (autor do livro The Editorial Age), Sérgio D’Ávila (Folha de S. Paulo), Sergio Gordilho (África). Moderador, Marcelo Rech (Grupo RBS)
Ballroom 1 e 2 – Comitê de Operações: “A importância das certificações de qualidade gráfica e logística para jornais”. Com Bruno Mortara (ABTG Certificadora) e Rodrigo Schoenacher (Infoglobo e ANJ). Moderador, Odair Bertoni (Estadão)
Ballroom 3 e 4 – Comitê de Mercado Leitor: “Novas Perspectivas de geração de receita com os clientes do Mercado Leitor”. Com Laura Andrade (Valor), Sidney Zamel (Grupo RBS). Moderadora: Verônica Barros (Comitê de Mercado Leitor da ANJ)
16h30
Teatro WTC – Comitê
de RH e Relações Trabalhistas: “O papel da gestão de pessoas na competitividade das empresas de mídia”. Com Betania Tanure (PUC e convidada do Insead)
e Deli Matsuo (Grupo RBS).
Moderador: Helder Luciano (ANJ)
17h45
Painéis simultâneos
Teatro WTC - Comitê Mercado Anunciante: “Repensando a relação com agências e anunciantes”. Com Julio César Sampaio (Resultado Consultoria), Eduardo Smith (Grupo RBS e ANJ), Guilherme Doring Cunha (Grupo GRPCOM).
Ballroom 1 e 2 – Comitê
Mercado Leitor: “Inovações
nas práticas de relacionamento com o leitor e nas vendas de produtos digitais”. Com Murilo
Bussab (Folha de S. Paulo),
Verônica Barros (Jornal do Commercio e Comitê
de Mercado Leitor da ANJ). Moderador: Victor Chidid
(O Povo).
Ballroom 3 e 4 – Comitê
Editorial: “Novos modelos de organização de redação”.
Com Ascânio Seleme (O Globo), Marta Gleidh (Zero
Hora e Grupo RBS),
Ricardo Gandour (Grupo
Estado). Moderador, Luis
Fernando Rocha Lima
(Grupo Jaime Câmara)
19 horas
Eleição de nova diretoria da ANJ para o biênio 2014-16
Terça-feira (19/08)
9 horas
Teatro WTC – Posse da nova diretoria da ANJ
Homenagem a Ruy Mesquita
e Robert Civita. Entrega do
Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa a Catalina Botero, relatora de Liberdade de
Expressão da Comissão
Interamericana de Direitos
Humanos (CIDH).
11h30
Comitê de Gestão / Estratégias Digitais / Mercado Anunciante: “Inovações
que provocam a ruptura do
modelo de negócio dos jornais”. Palestrante, Ken Doctor (Newsonomics). Moderador,
Rosenthal Calmon Alves
(Centro Knight para Jornalismo nas Américas)
14h30
Ballrooms
“Os jornais em movimento”. Com Ana Amélia Filizola
(Grupo GRPCOM), Eduardo Sirotsky Meltzer (Grupo RBS).
Lançamento da campanha
institucional de reposicionamento dos jornais brasileiros: Luiz Lara (Lew’Lara/TBWA
15h45
Ballroom 1 a 4
“O compromisso dos jornais com o novo posicionamento”.
Palestrantes: Francisco Mesquita Neto (Grupo Estado), João Roberto Marinho (Organizações Globo), Luiz Frias
(Grupo Folha), Nelson
Sirotsky (Grupo RBS).
Moderadora, Renata Lo Prete
(jornalista, Rede Globo)