PUBLICIDADE

Pesquisa mostra Serra e Russomanno empatados em São Paulo

Ibope/TV Globo/Estado revela tucano com 26% das intenções de voto, contra 25% do adversário

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

SÃO PAULO - Pesquisa Ibope/TV Globo/Estado aponta José Serra (PSDB) e Celso Russomanno (PRB) empatados na liderança da corrida eleitoral paulistana. O tucano tem 26% das intenções de voto estimuladas contra 25% do adversário. Quatro candidatos estão empatados tecnicamente no terceiro lugar: Soninha (PPS) tem 7%, Fernando Haddad (PT) tem 6%, Gabriel Chalita (PMDB) e Paulinho da Força (PDT) têm, ambos, 5%.

 

PUBLICIDADE

Três outros candidatos estão tecnicamente empatados na sétima colocação, com 1% na pesquisa estimulada: Ana Luiza (PSTU), Eymael (PSDC) e Carlos Gianazzi (PSOL). Levy Fidélix (PRTB), Anaí Caproni (PCO) e Miguel Manso (PPL) não chegaram a 1%. Além disso, 14% disseram que votariam nulo ou em branco se a eleição fosse hoje. Outros 9% não souberam responder.

 

Os resultados não levam em conta eventuais efeitos do debate da Band, realizado na quinta-feira à noite, porque as entrevistas foram feitas antes de ele ocorrer.

 

Na intenção de voto espontânea, quando o eleitor tem que dizer sozinho o nome do seu candidato, as taxas dos candidatos são naturalmente mais baixas. Serra tem 11%, Russomanno fica com 9%, Haddad chega a 3%, e Chalita, a 2%. Paulinho e Soninha têm 1% na espontânea. 52% dos eleitores paulistanos não souberam responder, espontaneamente, em quem votariam se a eleição fosse hoje. Além disso, 2% citaram nomes de não-candidatos e 18% disseram que anulariam ou votariam em branco.

 

A pesquisa Ibope foi feita face a face entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, na cidade de São Paulo. Ouviu 805 eleitores em todas as regiões da cidade.

 

Sua margem de erro máxima estimada é de 3 pontos porcentuais, para mais ou para menos, num intervalo de confiança de 95%. Isso signfica que se a pesquisa fosse repetida 100 vezes, em 95 delas um candidato com 50% de intenção de voto poderia ter de 47% a 53%. A pesquisa foi registrada no TRE-SP com o protocolo SP-00198/2012. Foi paga pelo Estado e pela Rede Globo.