Passageiros enfrentaram transtornos para embarcar na Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo na manhã desta terça-feira, 26, em razão de uma falha em trem registrada na estação Tatuapé, localizada na zona leste da capital paulista. A informação foi divulgada pela companhia pouco antes das 7 horas.
A circulação dos trens na Linha 3-Vermelha iniciou processo de normalização às 10 horas, conforme disse o Metrô. Por volta das 11 horas, já constava no site que o funcionamento estava normal.
Entenda a falha na Linha 3-Vermelha
Por volta das 6h40, um equipamento elétrico da via na região da estação Tatuapé foi danificado e ocasionou a desenergizacão naquele trecho, no sentido Corinthians-Itaquera. Às 8h10, após intervenção de uma equipe de manutenção as vias foram reenergizadas.
Em seguida, já próximo da normalização, passageiros acionaram botão de emergência em um trem entre as estações Palmeiras-Barra funda e Marechal Deodoro, descendo à passarela de emergência da via. “Por isso, a circulação foi interrompida no trecho para orientação e retirada dos passageiros. Assim que as vias neste trecho foram liberadas, a circulação dos trens passou a ser feita de forma regular”, disse o Metrô.
Durante a ocorrência, os trens da Linha 3 operaram com restrição de velocidade e maior tempo de parada nas plataformas.
“O trem que veio da Barra Funda, sentido República e Praça da Sé, parou no meio do caminho. E depois, outro trem, vindo pela mesma via, parou cerca de 300 metros de distância apenas. Todos tiveram que sair dos vagões. Havia muitas pessoas. Muito tumulto. Dois trens dentro desse túnel”, disse o passageiro Abdelmajid Alioui.
De volta a estação Palmeiras-Barra Funda, Alioui, que é estrangeiro, buscou uma alternativa, como ônibus, para tentar chegar até a região da Liberdade.
Como alternativa, o Metrô liberou a transferência gratuita para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) nas estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera e acionou o Plano de Apoio entre Empresas de transporte frente as Situações de Emergência (Paese) com ônibus no trecho entre as estações Penha e Barra Funda.
Por questões de segurança, segundo a companhia, foi adotada estratégia de controle de fluxo de embarque nas estações da Linha 3-Vermelha. As demais linhas não foram afetadas.
Por meio das redes sociais, usuários relataram que as plataformas de estações como Brás e Palmeiras Barra-Funda estavam completamente lotadas. Também havia queixas de longas filas para acessar as catracas e escadas rolantes.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.