Sesc e Itaú Cultural inauguram ‘minipraça’ na Avenida Paulista; veja como ficou e programação

Boulevard do Rádio receberá atividades culturais, esportivas e educativas gratuitas; confira datas e horários

PUBLICIDADE

Foto do author Priscila Mengue
Por Priscila Mengue

Uma “minipraça” que vai integrar as atividades do Sesc e do Itaú Cultural na Avenida Paulista foi inaugurada na manhã desta terça-feira, 30, na região central da cidade de São Paulo. O chamado Boulevard do Rádio receberá atividades culturais, esportivas e educativas gratuitas em um trecho da Rua Leôncio de Carvalho a partir deste feriado de 1º de maio.

O novo espaço de lazer e convivência passou pela troca da pavimentação, a instalação de jardineiras, melhorias na acessibilidade, a implantação de um bicicletário e outras intervenções. A obra tem cerca de R$ 5 milhões de recursos estimados, arcados pelo Sesc São Paulo e o Itaú Cultural, por meio de um acordo de cooperação com a Prefeitura, válido por de cinco anos e prorrogável pelo mesmo período.

Minipraça fica em trecho da Rua Leôncio de Carvalho, entre Sesc Avenida Paulista e Itaú Cultural Foto: Taba Benedicto/Estadão

PUBLICIDADE

Com a mudança, a Leôncio de Carvalho passa a ser uma rua sem saída. A restrição obteve um parecer favorável da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o qual apontou que “não trará prejuízos à circulação de veículos na região”.

Junto ao boulevard, há uma área voltada ao retorno dos veículos, que continuam a ter acesso a todos os edifícios da quadra. A pavimentação de todo o trecho foi trocada, com o nivelamento uniformizado com a calçada — uma medida de “traffic calming”, voltada à segurança dos pedestres.

O nome “Boulevard do Rádio” (também grafado como “bulevard) foi escolhido como uma homenagem aos 100 anos da primeira transmissão radiofônica no País, celebrados em 2022. A instalação era um plano de mais de uma década do Itaú Cultural e do Sesc.

Com autoridades e representantes de ambas as instituições, a inauguração também trouxe menções ao legado de Danilo Santos de Miranda, diretor regional que fortaleceu e expandiu o Sesc paulista ao longo de quase 40 anos. Ao Estadão, em 2022, ele havia descrito o boulevard desta forma: “É a velha história da praça antiga, do coreto, com algum tipo de atividade que faça bem à comunidade”.

O presidente da Fundação Itaú, Eduardo Saron, destacou o histórico de transformações da Paulista — que tem se destacado como um corredor cultural e de lazer especialmente nos últimos anos. “Hoje, São Paulo reconhece o conhecimento, a criatividade, a inovação”, destacou.

Publicidade

Também presente na inauguração, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) destacou a intenção de firmar outros acordos de implantação de espaços semelhantes na cidade. Outro boulevard está em obras na região da Paulista, nas imediações da Cidade Matarazzo.

Diretor regional do Sesc-SP, Luiz Galina descreveu o boulevard como um ponto de convivência para um público variado, de crianças a idosos. Ele explicou que a instituição tem buscado estar cada vez mais conectada com a vizinhança. “Nossos espaços estão integrados com os bairros, de portas sempre abertas”, define.

Espaço é uma 'minipraça', com bicicletário e novo calçamento Foto: Taba Benedicto/Estadão

Um exemplo de intervenção para se conectar ainda mais com o entorno será a nova entrada principal do Sesc Pompeia, na zona oeste, a ser interligada à futura estação da Linha 6-Laranja, de metrô.

PUBLICIDADE

Além disso, neste ano, a instituição reabrirá o térreo e o primeiro andar do antigo Mappin, no centro, voltados à exposição da trajetória do Sesc no País. Os demais pavimentos do prédio passarão por uma grande obra, a fim de se permitir a instalação da sede da organização. “Será uma vitrine do Sesc para toda a população”, aponta Galina.

Em 2023, o Sesc-SP apresentou um plano de expansão, com 11 unidades em novos endereços e a ampliação de outros espaços. Dois foram inaugurados no segundo semestre do ano passado: a primeira fase do Sesc 14 Bis, no centro expandido, e a primeira etapa do Sesc Casa Verde, na zona norte.

Rua Leôncio de Carvalho passa a ter uma área de retorno e ser sem saída Foto: Taba Benedicto/Estadão

Confira programação da semana de inauguração do Boulevard do Rádio:

Aula aberta: Movimento Consciente

Descrição: atividade de consciência e expressão corporal, inspirada em diferentes técnicas do movimento e respiração.

Publicidade

Dias: 1º, 2, 3, 4 e 5 de maio, às 10h30.

Grátis, sem retirada de ingressos.

Teatro lambe lambe: ‘Fases da Vida’

Apresentação de espetáculos curtos das companhias Fuxico de Teatro e Cia Dela Só, do grupo Pontos de Fiandeiras e das artistas Andrea Cruz e Lourdes Maria.

Dias: 1º, às 11h, e 4 e 5 de maio, às 12h.

Grátis, sem retirada de ingressos.

Leituras de Lá e de Cá

Publicidade

Contação de histórias com a Companhia Oya Ô, voltada à literatura infantil com protagonismo negro.

Dias: 1º e 4 de maio, às 13h.

Grátis, sem retirada de ingressos.

Intervenção de dança Bosque

Apresentação de Clarice Lima, Futura & Linha de Fuga, com temática ambiental.

Dias: 1º, às 15h, e 5 de maio, às 14h.

Grátis, sem retirada de ingressos.

Publicidade

Vivência em artes visuais: Colagem tridimensional – A Língua do Tato

Vivência com Manuela Eichner propõe ocupar e transformar os espaços de arte por meio de práticas imersivas.

Dias: 1º, 4 e 5 de maio, às 14h.

Grátis, sem retirada de ingressos.

Intervenção literária: Realejo de Poesia

Atividade com a Cia. Passarinho Contou.

Dias: 1º, 4 e 5 de maio, às 16h.

Publicidade

Grátis, sem retirada de ingressos.

Intervenção Plante Poema

Atividade com Projeto Matilha, em que público é convidado a criar um texto poético, que será “plantado” em um canteiro coletivo.

Dias: 2 e 3 de maio, às 13h e às 16h.

Grátis, em retirada de ingressos.

Vivência: Confecção de marca páginas com estêncil

Atividade com Jardim Miriam Arte Clube (Jamac), de impressão em estêncil e criação de marca-páginas de livros em papel.

Publicidade

Dias: 4 e 5 de maio, às 15h.

Grátis, sem retirada de ingressos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.