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Leitora reclama de Bilhete Único do Idoso bloqueado

SPTrans informa que um novo cartão foi enviado à residência da munícipe

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Por Renata Okumura
Atualização:

Rosa Maria de Souza teve o Bilhete Único do Idoso cancelado pela São Paulo Transporte (SPTrans). Segundo a leitora, em um posto da empresa, foi informada que o cartão foi bloqueado por uso indevido. Ela garante que não cometeu nenhuma infração.

 Foto: José Patrício/Estadão

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Reclamação de Rosa Maria de Souza: "Tive o meu Bilhete Único do Idoso bloqueado. Ao procurar o posto da SPTrans, fui acusada de 'uso indevido'. Para minha total surpresa, além disso, uma funcionária apresentou uma imagem de uma mulher que teria utilizado o bilhete. Não tenho ligação com esta mulher. Não existe a menor possibilidade de alguém ter retirado o cartão da minha bolsa, utilizado e devolvido."

Resposta da SPTrans: "Em atenção à mensagem da Sra. Rosa Maria de Souza, a SPTrans informa que um novo cartão do Bilhete Único foi enviado à sua residência no dia 2 de março. O bilhete anterior foi cancelado, pois as câmeras instaladas no interior dos ônibus capturaram imagem de terceiro utilizando o cartão. A SPTrans reavaliou o caso e emitiu um novo cartão. É importante destacar que os idosos têm o direito à gratuidade no transporte público coletivo, mesmo em caso de suspensão do seu cartão, já que é possível desembarcar pela porta dianteira do veículo apresentando um documento oficial com foto. A SPTrans utiliza a tecnologia para evitar fraudes por mau uso do cartão. Ao identificar a utilização de um cartão com gratuidade, como no caso dos idosos, câmeras instaladas no interior dos ônibus fotografam os usuários se é o titular do benefício que está fazendo a viagem."

Envie suas reclamações Mande uma mensagem para o e-mailspreclama@estadao.com ou por WhatsApp para o número (11) 97069-8639. Nossa reportagem vai apurar a denúncia e apresentar a resposta no blog Seus Direitos, um espaço voltado ao cidadão e ao consumidor.

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