PUBLICIDADE

Rio Grande do Sul terá janela de bom tempo, mas queda brusca de temperatura preocupa

Onda de frio deve chegar na quarta-feira, o que pode agravar situações de hipotermia em população afetada pelos temporais; extremo sul gaúcho terá chuvas nesta segunda

Por Victor Ohana (Broadcast)
Atualização:

O Comando Militar do Sul informou que a previsão meteorológica é de uma janela de bom tempo na maior parte do Rio Grande do Sul entre este domingo, 5, e a próxima terça-feira, 7, o que é considerado “boa notícia”. Deve haver, no entanto, chuvas nesta segunda-feira, 6, no extremo sul gaúcho .

PUBLICIDADE

O que preocupa o CMS, no entanto, é a previsão de queda de temperatura no Estado na quarta-feira, 8, o que pode agravar situações de hipotermia entre pessoas que necessitam de resgate. Em todo o Rio Grande do Sul, que enfrenta seu pior desastre climático, há relatos de áreas ilhadas e moradores em telhados à espera de ajudas.

Voluntários têm se organizado nas redes sociais para oferecer veículos, barcos e até jet skis para fazer salvamentos em Porto Alegre e na região metropolitana. Segundo as autoridades, as atenções estão voltadas principalmente para o resgate e para a distribuição de alimentos.

“Nosso foco agora passa a ser a distribuição de alimentos e donativos”, disse o comandante militar do Sul, general Hertz Pires do Nascimento, designado representante do Ministério da Defesa no Estado.

General view shows an area affected by the floods in Canoas, at the Rio Grande do Sul state, Brazil, May 4, 2024. REUTERS/Renan Mattos Foto: Renan Mattos

Segundo o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), 70% da capital gaúcha está sem água. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), classificou a situação como “cenário de guerra”.

A entrevista coletiva ocorre com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros, os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PDB-MG).

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.