1. Usuário
Geral
Assine o Estadão
assine

Rede CBS diz que hackers causaram apagão de 2007

Agencia Estado

11 Novembro 2009 | 02h 38

Na segunda-feira o site da revista Wired informou que um grande apagão que ocorreu no Brasil em setembro 2007, recentemente atribuído a hackers, foi na verdade resultado da negligência na manutenção de duas linhas de transmissão. Segundo o site, a informação tem como base relatório de agências do governo e outros órgãos que investigaram o incidente por mais de um ano.

O programa 60 Minutes, da rede CBS, citou no domingo à noite fontes anônimas afirmando que os dois dias de apagão no Espírito Santo foi provocado por hackers que atacaram a companhia que controla o sistema de energia. Segundo a rede, hackers também teriam sido responsáveis por outro pequeno apagão no Rio de Janeiro em janeiro de 2005. De acordo com algumas versões, eles estariam tentando extorquir dinheiro da empresa que controla o sistema de transmissão de energia.

Funcionários do governo negaram a informação e a Furnas Centrais Elétricas disse ao Wired na segunda-feira que não tem conhecimento de que hackers agiram em seu sistema de transmissão.