Em 7 de novembro de 1917, os bolcheviques derrubaram o governo provisório da Rússia e assumiram o poder. Marco maior da Revolução Russa, também conhecida como Revolução de Outubro, o evento moldou o século 20.
Da tomada do poder em São Petersburgo pelos marxistas seguidores de Vladimir Lenin à fundação da União Soviética em 1922 e seu desmanche em 1991, o Estado tem registrado em suas páginas a história da potência mundial comunista. Os primeiros movimentos dos revolucionários, chamados de “maximalistas” pelos jornais da época, estão registrados nas edições de 1917 e revelam os passos tomados pelos bolcheviques nos dias que antecederam e nos que seguiram à Revolução. O Estadão Acervo separou 10 notas que retratam o período.
Revolução de Outubro. Lenin retorna à Rússia e instiga constantes mobilizações contra o governo provisório. Além do estabelecimento de um Estado socialista, o revolucionário e seus partidários pregam a saída da Rússia da Primeira Guerra. Em 7 de novembro os bolcheviques se levantam contra a ordem de fechamento dos jornais alinhados e coordenam um ataque ao governo provisório do primeiro-ministro Alexander Kerensky. Os bolcheviques tomam São Petersburgo, na época Petrogrado, invadem o Palácio de Inverno e depõem o governo provisório. A República Socialista Federativa Soviética da Rússia é fundada. Nos meses seguintes uma sangrenta guerra civil entre diferentes grupos se estabelece no país.
Veja também:
#Primeira Guerra Mundial# Guerra Fria
#Assine |# Licenciamento de conteúdos Estadão |
# Siga: twitter@estadaoacervo | facebook/arquivoestadao | Instagram |