Entre Niterói e São Gonçalo, fluxo é de mais de 120 mil


Em 2013, Dilma Rousseff anunciou a liberação de R$ 3,5 bilhões para a Linha 3 do Metrô, que ligaria as duas cidades; mas o dinheiro não chegou e agora estuda-se uma linha expressa de ônibus

Por Luciana Nunes Leal

RIO - Mais de 120 mil pessoas se deslocam entre as cidades de Niterói e São Gonçalo, no Rio de Janeiro, para trabalhar ou estudar, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quarta-feira, 25. 

Por causa do fluxo de deslocamento, há a preocupação em torno do transporte entre as duas cidades. Em setembro de 2013, a presidente Dilma Rousseff anunciou em grande estilo a liberação de R$ 3,5 bilhões para a Linha 3 do Metrô, que fará o trajeto. 

As obras teriam início no ano seguinte e se previa que a primeira etapa das obras estivesse concluída em 2015. A realidade é bem diferente: os recursos federais não vieram e o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) determinou que o Estado faça estudos para construir apenas uma linha expressa de ônibus, os chamados BRTs, construídos pelo prefeito Eduardo Paes na capital. 

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Após promessa de metrô até São Gonçalo, Niterói deve ter linha expressa de ônibus até cidade vizinha Foto: FABIO MOTTA/ESTADÃO

"O BRT pode ficar pronto em um ano e meio e custa um terço do preço. É claro que eu gostaria de fazer o metrô, mas neste momento não será possível. Estamos estudando uma alternativa", diz Pezão.

RIO - Mais de 120 mil pessoas se deslocam entre as cidades de Niterói e São Gonçalo, no Rio de Janeiro, para trabalhar ou estudar, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quarta-feira, 25. 

Por causa do fluxo de deslocamento, há a preocupação em torno do transporte entre as duas cidades. Em setembro de 2013, a presidente Dilma Rousseff anunciou em grande estilo a liberação de R$ 3,5 bilhões para a Linha 3 do Metrô, que fará o trajeto. 

As obras teriam início no ano seguinte e se previa que a primeira etapa das obras estivesse concluída em 2015. A realidade é bem diferente: os recursos federais não vieram e o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) determinou que o Estado faça estudos para construir apenas uma linha expressa de ônibus, os chamados BRTs, construídos pelo prefeito Eduardo Paes na capital. 

Após promessa de metrô até São Gonçalo, Niterói deve ter linha expressa de ônibus até cidade vizinha Foto: FABIO MOTTA/ESTADÃO

"O BRT pode ficar pronto em um ano e meio e custa um terço do preço. É claro que eu gostaria de fazer o metrô, mas neste momento não será possível. Estamos estudando uma alternativa", diz Pezão.

RIO - Mais de 120 mil pessoas se deslocam entre as cidades de Niterói e São Gonçalo, no Rio de Janeiro, para trabalhar ou estudar, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quarta-feira, 25. 

Por causa do fluxo de deslocamento, há a preocupação em torno do transporte entre as duas cidades. Em setembro de 2013, a presidente Dilma Rousseff anunciou em grande estilo a liberação de R$ 3,5 bilhões para a Linha 3 do Metrô, que fará o trajeto. 

As obras teriam início no ano seguinte e se previa que a primeira etapa das obras estivesse concluída em 2015. A realidade é bem diferente: os recursos federais não vieram e o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) determinou que o Estado faça estudos para construir apenas uma linha expressa de ônibus, os chamados BRTs, construídos pelo prefeito Eduardo Paes na capital. 

Após promessa de metrô até São Gonçalo, Niterói deve ter linha expressa de ônibus até cidade vizinha Foto: FABIO MOTTA/ESTADÃO

"O BRT pode ficar pronto em um ano e meio e custa um terço do preço. É claro que eu gostaria de fazer o metrô, mas neste momento não será possível. Estamos estudando uma alternativa", diz Pezão.

RIO - Mais de 120 mil pessoas se deslocam entre as cidades de Niterói e São Gonçalo, no Rio de Janeiro, para trabalhar ou estudar, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quarta-feira, 25. 

Por causa do fluxo de deslocamento, há a preocupação em torno do transporte entre as duas cidades. Em setembro de 2013, a presidente Dilma Rousseff anunciou em grande estilo a liberação de R$ 3,5 bilhões para a Linha 3 do Metrô, que fará o trajeto. 

As obras teriam início no ano seguinte e se previa que a primeira etapa das obras estivesse concluída em 2015. A realidade é bem diferente: os recursos federais não vieram e o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) determinou que o Estado faça estudos para construir apenas uma linha expressa de ônibus, os chamados BRTs, construídos pelo prefeito Eduardo Paes na capital. 

Após promessa de metrô até São Gonçalo, Niterói deve ter linha expressa de ônibus até cidade vizinha Foto: FABIO MOTTA/ESTADÃO

"O BRT pode ficar pronto em um ano e meio e custa um terço do preço. É claro que eu gostaria de fazer o metrô, mas neste momento não será possível. Estamos estudando uma alternativa", diz Pezão.

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