Análise|O que novo documento do Vaticano sobre gênero expõe sobre limites para mudança na Igreja


Há muitos anos em elaboração, o ‘Dignitas Infinita’ é publicado a tempo de acalmar os ânimos dos conservadores críticos ao pontífice

Por Ross Douthat
Atualização:

How Far Can You Go? (Até onde você pode ir?) é o título de um romance de David Lodge, publicado em 1980 e que retrata a vida de jovens católicos ingleses desde a década de 1950 até o Concílio Vaticano 2º e suas consequências.

A pergunta do título refere-se tanto ao sexo quanto à fé - que tipos de intimidade são permitidos aos casais católicos antes do casamento e o que resta da crença após um período de dramáticas mudanças religiosas?

O título de Lodge também poderia se referir ao pontificado do papa Francisco, cujo estilo tem sido o de constantemente ultrapassar os limites de seu cargo, testando até onde um pontífice pode ir para alterar os ensinamentos católicos.

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Francisco passou anos se equilibrando entre conservadores e progressistas, mas favorecendo os últimos. Esse documento impõe um limite a esse favoritismo  Foto: Alessandro Di Meo/EFE - 13/3/2024

Os católicos divorciados e casados novamente podem receber a comunhão sem uma anulação? Às vezes, talvez, não: depende de como você interpreta uma nota de rodapé papal.

A pena de morte é intrinsecamente imoral? Quase com certeza, mas com apenas uma pequena margem de manobra para preservar a continuidade com os ensinamentos passados da Igreja. Casais do mesmo sexo podem receber bênção? Bem, veja, isso depende do significado de “bênção” e “casal”...

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Nos dois primeiros casos, o divórcio e a pena de morte, a pressão e o estímulo do papa sobreviveram principalmente às objeções dos conservadores da igreja.

No terceiro caso, o recente documento que abre a possibilidade de bênção de casais homossexuais, seus dedos se queimaram; houve revolta evidente por parte dos bispos de todo o mundo (não só de seus adversários confiáveis entre os conservadores americanos), uma tentativa apressada de esclarecimento e de acalmar os ânimos, e uma sensação de que o papa tinha ido longe demais.

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Esse é o pano de fundo para o documento do Vaticano publicado na segunda-feira sobre a dignidade humana, Dignitas Infinita, aparentemente há muitos anos em elaboração, mas provavelmente não por coincidência, no momento atual do papado de Francisco.

O documento é prolixo o suficiente para conter multidões, mas se apresenta como uma condenação excepcionalmente incisiva da identidade transgênero, da barriga de aluguel e do aborto, uma linha mais clara do que o normal contra os desenvolvimentos do pensamento e da cultura progressistas.

Ainda é um documento muito da era de Francisco: sua condenação da pena de morte é especialmente enfatizada, sua retórica de inclusão e as críticas à discriminação antigay ainda estão presentes. Mas o fato de ter atraído mais elogios de teólogos de tendência conservadora e mais decepção ou “chicotada” de grupos que buscam mudanças em questões de sexualidade é claramente um resultado pretendido.

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Francisco passou anos se equilibrando entre conservadores e progressistas, mas favorecendo os últimos. Esse documento impõe um limite a esse favoritismo, um “até aqui não mais”, pelo menos no que diz respeito ao que o Vaticano ensina. O que ele tolerará, especialmente dos ramos mais liberais da Igreja, é a principal pergunta que o restante de seu pontificado responderá. /Este artigo foi veiculado originalmente no The New York Times

“Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.”

How Far Can You Go? (Até onde você pode ir?) é o título de um romance de David Lodge, publicado em 1980 e que retrata a vida de jovens católicos ingleses desde a década de 1950 até o Concílio Vaticano 2º e suas consequências.

A pergunta do título refere-se tanto ao sexo quanto à fé - que tipos de intimidade são permitidos aos casais católicos antes do casamento e o que resta da crença após um período de dramáticas mudanças religiosas?

O título de Lodge também poderia se referir ao pontificado do papa Francisco, cujo estilo tem sido o de constantemente ultrapassar os limites de seu cargo, testando até onde um pontífice pode ir para alterar os ensinamentos católicos.

Francisco passou anos se equilibrando entre conservadores e progressistas, mas favorecendo os últimos. Esse documento impõe um limite a esse favoritismo  Foto: Alessandro Di Meo/EFE - 13/3/2024

Os católicos divorciados e casados novamente podem receber a comunhão sem uma anulação? Às vezes, talvez, não: depende de como você interpreta uma nota de rodapé papal.

A pena de morte é intrinsecamente imoral? Quase com certeza, mas com apenas uma pequena margem de manobra para preservar a continuidade com os ensinamentos passados da Igreja. Casais do mesmo sexo podem receber bênção? Bem, veja, isso depende do significado de “bênção” e “casal”...

Nos dois primeiros casos, o divórcio e a pena de morte, a pressão e o estímulo do papa sobreviveram principalmente às objeções dos conservadores da igreja.

No terceiro caso, o recente documento que abre a possibilidade de bênção de casais homossexuais, seus dedos se queimaram; houve revolta evidente por parte dos bispos de todo o mundo (não só de seus adversários confiáveis entre os conservadores americanos), uma tentativa apressada de esclarecimento e de acalmar os ânimos, e uma sensação de que o papa tinha ido longe demais.

Esse é o pano de fundo para o documento do Vaticano publicado na segunda-feira sobre a dignidade humana, Dignitas Infinita, aparentemente há muitos anos em elaboração, mas provavelmente não por coincidência, no momento atual do papado de Francisco.

O documento é prolixo o suficiente para conter multidões, mas se apresenta como uma condenação excepcionalmente incisiva da identidade transgênero, da barriga de aluguel e do aborto, uma linha mais clara do que o normal contra os desenvolvimentos do pensamento e da cultura progressistas.

Ainda é um documento muito da era de Francisco: sua condenação da pena de morte é especialmente enfatizada, sua retórica de inclusão e as críticas à discriminação antigay ainda estão presentes. Mas o fato de ter atraído mais elogios de teólogos de tendência conservadora e mais decepção ou “chicotada” de grupos que buscam mudanças em questões de sexualidade é claramente um resultado pretendido.

Francisco passou anos se equilibrando entre conservadores e progressistas, mas favorecendo os últimos. Esse documento impõe um limite a esse favoritismo, um “até aqui não mais”, pelo menos no que diz respeito ao que o Vaticano ensina. O que ele tolerará, especialmente dos ramos mais liberais da Igreja, é a principal pergunta que o restante de seu pontificado responderá. /Este artigo foi veiculado originalmente no The New York Times

“Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.”

How Far Can You Go? (Até onde você pode ir?) é o título de um romance de David Lodge, publicado em 1980 e que retrata a vida de jovens católicos ingleses desde a década de 1950 até o Concílio Vaticano 2º e suas consequências.

A pergunta do título refere-se tanto ao sexo quanto à fé - que tipos de intimidade são permitidos aos casais católicos antes do casamento e o que resta da crença após um período de dramáticas mudanças religiosas?

O título de Lodge também poderia se referir ao pontificado do papa Francisco, cujo estilo tem sido o de constantemente ultrapassar os limites de seu cargo, testando até onde um pontífice pode ir para alterar os ensinamentos católicos.

Francisco passou anos se equilibrando entre conservadores e progressistas, mas favorecendo os últimos. Esse documento impõe um limite a esse favoritismo  Foto: Alessandro Di Meo/EFE - 13/3/2024

Os católicos divorciados e casados novamente podem receber a comunhão sem uma anulação? Às vezes, talvez, não: depende de como você interpreta uma nota de rodapé papal.

A pena de morte é intrinsecamente imoral? Quase com certeza, mas com apenas uma pequena margem de manobra para preservar a continuidade com os ensinamentos passados da Igreja. Casais do mesmo sexo podem receber bênção? Bem, veja, isso depende do significado de “bênção” e “casal”...

Nos dois primeiros casos, o divórcio e a pena de morte, a pressão e o estímulo do papa sobreviveram principalmente às objeções dos conservadores da igreja.

No terceiro caso, o recente documento que abre a possibilidade de bênção de casais homossexuais, seus dedos se queimaram; houve revolta evidente por parte dos bispos de todo o mundo (não só de seus adversários confiáveis entre os conservadores americanos), uma tentativa apressada de esclarecimento e de acalmar os ânimos, e uma sensação de que o papa tinha ido longe demais.

Esse é o pano de fundo para o documento do Vaticano publicado na segunda-feira sobre a dignidade humana, Dignitas Infinita, aparentemente há muitos anos em elaboração, mas provavelmente não por coincidência, no momento atual do papado de Francisco.

O documento é prolixo o suficiente para conter multidões, mas se apresenta como uma condenação excepcionalmente incisiva da identidade transgênero, da barriga de aluguel e do aborto, uma linha mais clara do que o normal contra os desenvolvimentos do pensamento e da cultura progressistas.

Ainda é um documento muito da era de Francisco: sua condenação da pena de morte é especialmente enfatizada, sua retórica de inclusão e as críticas à discriminação antigay ainda estão presentes. Mas o fato de ter atraído mais elogios de teólogos de tendência conservadora e mais decepção ou “chicotada” de grupos que buscam mudanças em questões de sexualidade é claramente um resultado pretendido.

Francisco passou anos se equilibrando entre conservadores e progressistas, mas favorecendo os últimos. Esse documento impõe um limite a esse favoritismo, um “até aqui não mais”, pelo menos no que diz respeito ao que o Vaticano ensina. O que ele tolerará, especialmente dos ramos mais liberais da Igreja, é a principal pergunta que o restante de seu pontificado responderá. /Este artigo foi veiculado originalmente no The New York Times

“Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.”

How Far Can You Go? (Até onde você pode ir?) é o título de um romance de David Lodge, publicado em 1980 e que retrata a vida de jovens católicos ingleses desde a década de 1950 até o Concílio Vaticano 2º e suas consequências.

A pergunta do título refere-se tanto ao sexo quanto à fé - que tipos de intimidade são permitidos aos casais católicos antes do casamento e o que resta da crença após um período de dramáticas mudanças religiosas?

O título de Lodge também poderia se referir ao pontificado do papa Francisco, cujo estilo tem sido o de constantemente ultrapassar os limites de seu cargo, testando até onde um pontífice pode ir para alterar os ensinamentos católicos.

Francisco passou anos se equilibrando entre conservadores e progressistas, mas favorecendo os últimos. Esse documento impõe um limite a esse favoritismo  Foto: Alessandro Di Meo/EFE - 13/3/2024

Os católicos divorciados e casados novamente podem receber a comunhão sem uma anulação? Às vezes, talvez, não: depende de como você interpreta uma nota de rodapé papal.

A pena de morte é intrinsecamente imoral? Quase com certeza, mas com apenas uma pequena margem de manobra para preservar a continuidade com os ensinamentos passados da Igreja. Casais do mesmo sexo podem receber bênção? Bem, veja, isso depende do significado de “bênção” e “casal”...

Nos dois primeiros casos, o divórcio e a pena de morte, a pressão e o estímulo do papa sobreviveram principalmente às objeções dos conservadores da igreja.

No terceiro caso, o recente documento que abre a possibilidade de bênção de casais homossexuais, seus dedos se queimaram; houve revolta evidente por parte dos bispos de todo o mundo (não só de seus adversários confiáveis entre os conservadores americanos), uma tentativa apressada de esclarecimento e de acalmar os ânimos, e uma sensação de que o papa tinha ido longe demais.

Esse é o pano de fundo para o documento do Vaticano publicado na segunda-feira sobre a dignidade humana, Dignitas Infinita, aparentemente há muitos anos em elaboração, mas provavelmente não por coincidência, no momento atual do papado de Francisco.

O documento é prolixo o suficiente para conter multidões, mas se apresenta como uma condenação excepcionalmente incisiva da identidade transgênero, da barriga de aluguel e do aborto, uma linha mais clara do que o normal contra os desenvolvimentos do pensamento e da cultura progressistas.

Ainda é um documento muito da era de Francisco: sua condenação da pena de morte é especialmente enfatizada, sua retórica de inclusão e as críticas à discriminação antigay ainda estão presentes. Mas o fato de ter atraído mais elogios de teólogos de tendência conservadora e mais decepção ou “chicotada” de grupos que buscam mudanças em questões de sexualidade é claramente um resultado pretendido.

Francisco passou anos se equilibrando entre conservadores e progressistas, mas favorecendo os últimos. Esse documento impõe um limite a esse favoritismo, um “até aqui não mais”, pelo menos no que diz respeito ao que o Vaticano ensina. O que ele tolerará, especialmente dos ramos mais liberais da Igreja, é a principal pergunta que o restante de seu pontificado responderá. /Este artigo foi veiculado originalmente no The New York Times

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