Redes sociais mostram força com ida de outsider a 2º turno na Colômbia; leia a análise


Rodolfo Hernández ganhou força no Tik Tok e no Instagram, onde se comunica bem e poucos candidatos têm a capacidade de se sair bem

Por Maria Elena Rodriguez*
Atualização:

A vitória de Rodolfo Hernández indo para o segundo turno nas eleições da Colômbia contra o esquerdista Gustavo Petro não só surpreende, como mostra a força das redes sociais. Hernández nos mostra aqui que ele é um candidato das mídias sociais e isso foi muito importante para seu resultado.

Rodolfo Hernández ganhou força no Tik Tok e no Instagram. Ele é um candidato dessa linguagem, que aparece e se comunica naturalmente. Nem todos os candidatos têm a capacidade de controlar, de ministrar e de sair-se muito bem com essas redes.

O temerário em outsiders como Hernández é que eles não têm conteúdo, são figuras públicas vazias. Hernández é um candidato que não colocou quais são as suas propostas. Não foi aos últimos debates, não participou publicamente das discussões com os outros candidatos e só tem essa participação pelo Tik Tok e redes sociais. É um outsider com um discurso anticorrupção e muito pitoresco.

continua após a publicidade
Apoiadores do candidato presidencial Rodolfo Hernández comemora ida de populista ao segundo turno Foto: RAUL ARBOLEDA / AFP

Ele não só conseguiu ir para o segundo turno, como o fez muito bem. O que surpreendeu ainda mais foi a vitória em vários Estados, não apenas no seu. Ganhou até em lugares que não tem um “dono político” e também em lugares onde Petro já havia ganhado 4 anos atrás.

Ele se apoiou nesse discurso da anticorrupção e anti-polarização e todo o tempo reforçou isso. “Eu sou o único que não está polarizado, o único que nunca participou da política, o único em quem que vocês podem confiar”, e as pessoas gostaram deste discurso de ser contra os candidatos históricos. Ele usa esse discurso de novo, cômico, simpático, um velhinho que não poderia fazer mal a ninguém.

continua após a publicidade

Com esse discurso e essa surpreendente popularidade, o cenário para o segundo turno fica muito difícil para Petro. A maioria dos votos de Fico Gutiérrez deve ir para Hernández, e seguramente Uribe vai dar aval a ele, mesmo que não publicamente. Petro vai ter que fazer negociações com candidatos que tiveram uma votação periférica, como o Sergio Fajardo.

O que está em jogo para os adversários agora é derrotar Petro. Essa figura de Petro de comunista, socialista e todos esses preconceitos vão ficar mais evidente no segundo turno ao contrapô-lo ao Hernández outsider, a mudança, o empreendedorismo.

continua após a publicidade

*Maria Elena Rodriguez é professora do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio e pesquisadora do Brics Policy Center

Eleições presidenciais na Colômbia

1 | 7

Candidatos à presidência

2 | 7

Eleitores em fila

3 | 7

Cédula de votação

4 | 7

Candidato favorito

5 | 7

Uma surpresa

6 | 7

O uribista

7 | 7

Eleição tranquila

A vitória de Rodolfo Hernández indo para o segundo turno nas eleições da Colômbia contra o esquerdista Gustavo Petro não só surpreende, como mostra a força das redes sociais. Hernández nos mostra aqui que ele é um candidato das mídias sociais e isso foi muito importante para seu resultado.

Rodolfo Hernández ganhou força no Tik Tok e no Instagram. Ele é um candidato dessa linguagem, que aparece e se comunica naturalmente. Nem todos os candidatos têm a capacidade de controlar, de ministrar e de sair-se muito bem com essas redes.

O temerário em outsiders como Hernández é que eles não têm conteúdo, são figuras públicas vazias. Hernández é um candidato que não colocou quais são as suas propostas. Não foi aos últimos debates, não participou publicamente das discussões com os outros candidatos e só tem essa participação pelo Tik Tok e redes sociais. É um outsider com um discurso anticorrupção e muito pitoresco.

Apoiadores do candidato presidencial Rodolfo Hernández comemora ida de populista ao segundo turno Foto: RAUL ARBOLEDA / AFP

Ele não só conseguiu ir para o segundo turno, como o fez muito bem. O que surpreendeu ainda mais foi a vitória em vários Estados, não apenas no seu. Ganhou até em lugares que não tem um “dono político” e também em lugares onde Petro já havia ganhado 4 anos atrás.

Ele se apoiou nesse discurso da anticorrupção e anti-polarização e todo o tempo reforçou isso. “Eu sou o único que não está polarizado, o único que nunca participou da política, o único em quem que vocês podem confiar”, e as pessoas gostaram deste discurso de ser contra os candidatos históricos. Ele usa esse discurso de novo, cômico, simpático, um velhinho que não poderia fazer mal a ninguém.

Com esse discurso e essa surpreendente popularidade, o cenário para o segundo turno fica muito difícil para Petro. A maioria dos votos de Fico Gutiérrez deve ir para Hernández, e seguramente Uribe vai dar aval a ele, mesmo que não publicamente. Petro vai ter que fazer negociações com candidatos que tiveram uma votação periférica, como o Sergio Fajardo.

O que está em jogo para os adversários agora é derrotar Petro. Essa figura de Petro de comunista, socialista e todos esses preconceitos vão ficar mais evidente no segundo turno ao contrapô-lo ao Hernández outsider, a mudança, o empreendedorismo.

*Maria Elena Rodriguez é professora do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio e pesquisadora do Brics Policy Center

Eleições presidenciais na Colômbia

1 | 7

Candidatos à presidência

2 | 7

Eleitores em fila

3 | 7

Cédula de votação

4 | 7

Candidato favorito

5 | 7

Uma surpresa

6 | 7

O uribista

7 | 7

Eleição tranquila

A vitória de Rodolfo Hernández indo para o segundo turno nas eleições da Colômbia contra o esquerdista Gustavo Petro não só surpreende, como mostra a força das redes sociais. Hernández nos mostra aqui que ele é um candidato das mídias sociais e isso foi muito importante para seu resultado.

Rodolfo Hernández ganhou força no Tik Tok e no Instagram. Ele é um candidato dessa linguagem, que aparece e se comunica naturalmente. Nem todos os candidatos têm a capacidade de controlar, de ministrar e de sair-se muito bem com essas redes.

O temerário em outsiders como Hernández é que eles não têm conteúdo, são figuras públicas vazias. Hernández é um candidato que não colocou quais são as suas propostas. Não foi aos últimos debates, não participou publicamente das discussões com os outros candidatos e só tem essa participação pelo Tik Tok e redes sociais. É um outsider com um discurso anticorrupção e muito pitoresco.

Apoiadores do candidato presidencial Rodolfo Hernández comemora ida de populista ao segundo turno Foto: RAUL ARBOLEDA / AFP

Ele não só conseguiu ir para o segundo turno, como o fez muito bem. O que surpreendeu ainda mais foi a vitória em vários Estados, não apenas no seu. Ganhou até em lugares que não tem um “dono político” e também em lugares onde Petro já havia ganhado 4 anos atrás.

Ele se apoiou nesse discurso da anticorrupção e anti-polarização e todo o tempo reforçou isso. “Eu sou o único que não está polarizado, o único que nunca participou da política, o único em quem que vocês podem confiar”, e as pessoas gostaram deste discurso de ser contra os candidatos históricos. Ele usa esse discurso de novo, cômico, simpático, um velhinho que não poderia fazer mal a ninguém.

Com esse discurso e essa surpreendente popularidade, o cenário para o segundo turno fica muito difícil para Petro. A maioria dos votos de Fico Gutiérrez deve ir para Hernández, e seguramente Uribe vai dar aval a ele, mesmo que não publicamente. Petro vai ter que fazer negociações com candidatos que tiveram uma votação periférica, como o Sergio Fajardo.

O que está em jogo para os adversários agora é derrotar Petro. Essa figura de Petro de comunista, socialista e todos esses preconceitos vão ficar mais evidente no segundo turno ao contrapô-lo ao Hernández outsider, a mudança, o empreendedorismo.

*Maria Elena Rodriguez é professora do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio e pesquisadora do Brics Policy Center

Eleições presidenciais na Colômbia

1 | 7

Candidatos à presidência

2 | 7

Eleitores em fila

3 | 7

Cédula de votação

4 | 7

Candidato favorito

5 | 7

Uma surpresa

6 | 7

O uribista

7 | 7

Eleição tranquila

A vitória de Rodolfo Hernández indo para o segundo turno nas eleições da Colômbia contra o esquerdista Gustavo Petro não só surpreende, como mostra a força das redes sociais. Hernández nos mostra aqui que ele é um candidato das mídias sociais e isso foi muito importante para seu resultado.

Rodolfo Hernández ganhou força no Tik Tok e no Instagram. Ele é um candidato dessa linguagem, que aparece e se comunica naturalmente. Nem todos os candidatos têm a capacidade de controlar, de ministrar e de sair-se muito bem com essas redes.

O temerário em outsiders como Hernández é que eles não têm conteúdo, são figuras públicas vazias. Hernández é um candidato que não colocou quais são as suas propostas. Não foi aos últimos debates, não participou publicamente das discussões com os outros candidatos e só tem essa participação pelo Tik Tok e redes sociais. É um outsider com um discurso anticorrupção e muito pitoresco.

Apoiadores do candidato presidencial Rodolfo Hernández comemora ida de populista ao segundo turno Foto: RAUL ARBOLEDA / AFP

Ele não só conseguiu ir para o segundo turno, como o fez muito bem. O que surpreendeu ainda mais foi a vitória em vários Estados, não apenas no seu. Ganhou até em lugares que não tem um “dono político” e também em lugares onde Petro já havia ganhado 4 anos atrás.

Ele se apoiou nesse discurso da anticorrupção e anti-polarização e todo o tempo reforçou isso. “Eu sou o único que não está polarizado, o único que nunca participou da política, o único em quem que vocês podem confiar”, e as pessoas gostaram deste discurso de ser contra os candidatos históricos. Ele usa esse discurso de novo, cômico, simpático, um velhinho que não poderia fazer mal a ninguém.

Com esse discurso e essa surpreendente popularidade, o cenário para o segundo turno fica muito difícil para Petro. A maioria dos votos de Fico Gutiérrez deve ir para Hernández, e seguramente Uribe vai dar aval a ele, mesmo que não publicamente. Petro vai ter que fazer negociações com candidatos que tiveram uma votação periférica, como o Sergio Fajardo.

O que está em jogo para os adversários agora é derrotar Petro. Essa figura de Petro de comunista, socialista e todos esses preconceitos vão ficar mais evidente no segundo turno ao contrapô-lo ao Hernández outsider, a mudança, o empreendedorismo.

*Maria Elena Rodriguez é professora do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio e pesquisadora do Brics Policy Center

Eleições presidenciais na Colômbia

1 | 7

Candidatos à presidência

2 | 7

Eleitores em fila

3 | 7

Cédula de votação

4 | 7

Candidato favorito

5 | 7

Uma surpresa

6 | 7

O uribista

7 | 7

Eleição tranquila

Atualizamos nossa política de cookies

Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.